Equipe estimula mães a integrar cadastro

O banco de leite Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), em Campo Grande, busca doações para suprir a necessidade de leite materno destinado a 35 bebês da UTI Neonatal, da Unidade Intermediária Neonatal (UIN), do Canguru e bebês internados no CTI Pediátrico. 

Por mês são coletados em torno de 45 a 50 litros, mas é preciso de, no mínimo, 120 litros como quantidade ideal.  Com isso os bebês menores e casos mais graves são priorizados. 

A nutricionista Fernanda Menezes, responsável técnica pelo banco de leite, acompanha cada um dos bebês na Neonatologia e é a responsável pelos volumes que eles ingerem.   Um bebezinho recém-nascido se for de 25 semanas, às vezes, toma 5 ml de três em três horas. Começa os primeiros dias com dieta menor para fazer o intestino funcionar. Um bebê com menos de um quilo, com 15 ml diário já atinge a dieta plena dele, que é quando alcança todas as calorias que precisa. A quantidade depende muito do peso.

Ela lembra que o banco de leite funciona como um centro de proteção e promoção do aleitamento. As mães podem procurar auxílio para amamentar. “Às  vezes a mãe recebeu alta mas não esta amamentando, tem dificuldade. Ela pode procurar o banco de leite. Todos fazem esse serviço. Vamos ver a pega do bebê, ensinar como tirar o leite.  Depois que a mãe e o bebê conseguem se entender a amamentação deslancha, mas as dificuldades nos primeiros dias, infelizmente, fazem muitas mães desmamarem seus bebês”.

Para ser doadora a mãe precisa somente ligar aqui no nosso banco no telefone 67 3378-2715. Podem ser doadoras todas as mães que estiverem amamentando o bebê e que tenham excesso de produção. Também é preciso que ela tenha feito o pré-natal, por conta dos exames, para fazer a triagem.

Com informações do Portal do Governo de MS