Deputado disse acreditar nas convocações

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do PSDB, debate na semana que vem assunto que interessa aos ao menos 600 candidatos que reivindicam as vagas remanescentes do concurso público para agentes penitenciários. Ontem, quarta-feira (1), 435 aprovados no certame, promovido em março do ano passado, receberam o certificado de agentes e devem ser nomeados ainda neste mês.

O grupo participou nesta quinta-feira de audiência com o deputado estadual Carlos Alberto David dos Santos, o coronel David, que disse acreditar que o governo deva atender “ao menos parte” da reivindicação dos remanescentes.

“Estou otimista para que a gente consiga fazer essa gestão junto ao governo e conseguir se não a totalidade ao menos parte dos remanescentes”, afirmou o parlamentar que está intercedendo pelos concursados.

Coronel David encaminhou ao governador, nesta quinta, a lista com os nomes dos donos das vagas remanescentes e, na segunda-feira (6) deve ficar sabendo a data da reunião.

O deputado já tinha tratado do assunto com o governador na quarta-feira, que mostrou-se interessado na questão, segundo o coronel David.

“É interesse do Estado [preencher as vagas], se hoje a conta [pagamento da folha dos servidores] está amarga para pagar, devido às dificuldades financeiras, ao mesmo tempo o governo tem a necessidade do efetivo, não só nos presídios, mas também nas polícias militar, civil e Corpo de Bombeiros”, afirmou o deputado.

Diego Aranda Myrella Azizi, um dos representantes dos candidatos às vagas remanescentes disse que o grupo já cumpriu parte das etapas do certame

A Agepen, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de MS emprega hoje em torno de 1,9 mil agentes – contando com os 435 que serão nomeados. Estes servidores atuam em 47 estabelecimentos penais, que abrigam em torno de 16 presos.