Senador foi recebido por manifestantes em aeroporto

 Em sua chegada no aeroporto de na manhã desta segunda-feira, 27, o senador (PSC) e auxiliar na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Reforma da Previdência -, foi recebido por manifestantes contrários a polêmica mudança nos direitos previdenciários, que ocupam o local desde a noite de ontem. Questionado sobre seu apoio, ele afirmou ser contrário à proposta.

Um vídeo de 27 segundos gravado por um manifestante e publicado na página da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), mostra o parlamentar conversando com os participantes do movimento. Em certo momento, uma servidora pede o apoio do senador e ele responde: “Vão notar que eu realmente sou contra”, diz.

O Senado terá uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a contabilidade e a situação fiscal da Previdência Social. O requerimento para instalação, de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), foi lido no último dia 21 em Plenário, e teve o apoio de 57 senadores, entre eles Pedro Chaves.

A CPI vai verificar as dívidas de grandes empresas com a Previdência, a sonegação e a concessão de anistias, desonerações e desvinculações tributárias que teriam provocado o desabastecimento do caixa do setor nos últimos anos.  
 

Contrários à reforma

Um grupo de aproximadamente 150 pessoas que integra o Comitê Contra a Reforma da Previdência, ocupou o aeroporto internacional de Campo Grande na noite de domingo, 26 de março. O objetivo da manifestação é pressionar deputados e senadores de Mato Grosso do Sul que passarem pelo local.

O movimento é contra o projeto de reforma da Previdência apresentado pelo presidente Michel Temer (PMDB). Pela proposta de emenda constitucional, a idade mínima para se aposentar será de 65 anos, com pelo menos 25 anos de contribuição à Previdência. Mas, na prática, para receber 100% do valor, será preciso contribuir por 49 anos, mesmo que tenha atingido os 65 de idade.