Reunião entre sindicatos e governo está prevista para 3 de julho

Um dia depois da aprovação da resolução que permite que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) repactue as dívidas dos Estados com a União, principal empecilho para o governo do Estado negociar reajustes com sindicatos, não houve nenhum avanço nas negociações.

Segundo os integrantes do , grupo que representa 15 categorias de servidores estaduais, duas lideranças informaram que não houve sinalização por parte do governo.

O presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis) contou que não há nenhuma proposta do governo aos policias civis. “Nenhuma proposta concreta foi apresentada. Eles [governo] diziam que era por conta dessa questão do BNDS. Agora, não é só isso, eles dizem que têm outros fatores envolvidos” explicou Giancarlo Miranda.Aprovação de projeto não muda cenário de negociação salarial com servidores

O presidente do sindicato que representa a categoria informou ainda que o problema agora é a arrecadação do Estado. “Eles dizem que tem que verificar a arrecadação porque teve queda. Só assim eles conseguem dar uma reposição inflacionária. Nós sabemos que há uma variação na arrecadação, mas tudo que eles fazem é pedir aumento no prazo para apresentar uma proposta” contou.

A situação é a mesma para a AOFMS (Associação dos Oficiais Militares Estaduais). De acordo com o presidente da associação, Alírio Villasanti, o governo não oficializou nenhuma proposta até o momento. “Oficialmente o Fórum [dos Servidores] não foi informado de nenhuma proposta” contou.

Sem propostas para solução do maior obstáculo do Estado em conceder os reajustes, o Fórum dos Servidores promete mobilização na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (21), para tentar uma intermediação da situação através dos deputados. “O que nós queremos é a antecipação da reunião. Que eles façam essa negociação com os servidores” incluiu Villasanti.

A reunião entre sindicatos e governo do Estado está marcada para o próximo dia 3 de julho, quando deve ser apresentada as propostas do governo para as categorias. O Fórum representa servidores estaduais das áreas de educação, saúde, segurança pública e administrativo. De acordo com o Fórum, as categorias estão sem reajuste desde 2015.