Cartaz avisa prazo para recadastrar benefício do transporte

A Agetran​, órgão da prefeitura de responsável pelo transporte e trânsito municipal explicou nessa sexta-feira (1) que “‘ adotou várias formas de notificação' quanto ao comunicado destinado a deficientes visuais, após polêmica na internet.  Um cartaz pedindo a atenção de cegos que utilizam o transporte público 
 Divulgado dentro dos ônibus coletivos da Capital, gerou repercussão em todo o país. 

Na página chamada ‘O Brasil que deu certo', que conta com mais de 1,3 milhão de seguidores, o assunto ficou entre os mais comentados nessa sexta-feira (1) e os comentários, em sua maioria, criticavam a Prefeitura de Campo Grande. 

A informação que deveria chegar a esses usuários do transporte público diz que o recadastramento está previsto para a implantação do aplicativo de acessibilidade, que pode começar a funcionar a partir de 2018. O problema é que sem o novo registro, esses usuários podem ter o benefício bloqueado. O prazo termina no dia 31 de dezembro. 

Em nota ao Jornal Midiamax, o Executivo Municipal explicou que a comunicação foi feita por correspondência em braile e com divulgação nos terminais urbanos “que abrange não só os familiares e acompanhantes dos deficientes visuais, como também, a população em geral”.

Segundo o Consórcio, o aviso faz parte das medidas adotadas para a implantação do Aplicativo de Transporte Coletivo voltado para os deficientes visuais que possuem a isenção tarifária, e assim permitir maior acessibilidade ao Sistema Integrado de Transporte.

A renovação do cadastro atende determinação do MPE-MS (Ministério Público do Estado), que instaurou procedimento há um ano para apurar suposta inércia do município de Campo Grande”, que havia prometido desenvolver um aplicativo para auxiliar a população com deficiência visual a utilizar o transporte coletivo, foi prometido em 2012, mas nunca saiu do papel.