Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após mortes em MG, busca por vacinas de Febre Amarela zera estoques na Capital

Vacinas só vão chegar em fevereiro
Arquivo -

Vacinas só vão chegar em fevereiro

A corrida pela vacinação contra em esgotou o estoque de clínicas particulares e também de uma unidade da rede pública de saúde. A busca pela vacina na Capital é consequência do surto que o Estado de Minas gerais, são mais de 200 casos confirmados e 25 mortes em decorrência da doença.  A vacinação foi recomendada pelo ministro da saúde, Ricardo Barros, para toda a população do Centro-Oeste.

A vacina deveria estar disponível em 62 unidades de saúde da Capital, segundo a Sesau (Secretaria de Saúde de Campo Grande), mas em uma das unidades de de Saúde (UBS) da cidade, procurada pelo Jornal Midiamax, as doses já estavam esgotadas. No Centro Regional de Saúde do bairro Aero Rancho, no bairro mais populoso da cidade -, os funcionários informaram que há dias a imunização chegou ao fim e que não há previsão de reposição das doses.

Em outras duas clínicas procuradas pela reportagem, as doses acabaram há semanas e a previsão é que uma nova demanda só chegue em fevereiro. Uma funcionária informou que a vacina acabou há semanas, inclusive no laboratório responsável pela distribuição, e por isso há uma lista de espera para quando a remessa chegar. A aplicação custa R$ 220.

Sobre o abastecimento, a Sesau informou por meio da assessoria de imprensa, que novas doses são levadas aos postos quinzenalmente ou de acordo com a demanda. Para dar conta da procura, a rede pública de saúde do município adiantou que foram solicitadas mais 10 mil doses de reforço junto ao Ministério da Saúde, mas que também só chegarão no próximo mês.

O município assegurou, no entanto, que há 10 mil doses disponíveis no estoque e que não há risco de faltar. O Ministério da Saúde recomenda entre 100 e 150 doses por farmácia. As vacinas, segundo o município, foram distribuídas em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Centros Regionais da Saúde (CRS).

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é recomendada para moradores de toda a região Norte e Centro-Oeste, parte do Nordeste (Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia), do Sudeste (Minas Gerais, oeste de e norte do Espírito Santo) e do Sul (oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Além das doses na primeira infância, o ministério recomenda vacinação imediata para todas as pessoas que vivem em áreas rurais nas regiões com risco da doença e nas cidades que vivem surto de febre amarela. Quem nunca recebeu imunização contra a doença também deve procurar um posto de saúde.

A recomendação de vacinação para o restante do país continua a mesma: toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, deve se imunizar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Últimas Notícias

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)

Cotidiano

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Natural de Corumbá, Jonir Figueiredo morreu neste sábado aos 73 anos

Polícia

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Polícia suspeita que o trio teria sido vítima de emboscada