Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após decisão judicial, Estado pede vaga para criança com doença rara

Vaga foi solicitada na quarta-feira (27)
Arquivo -

Vaga foi solicitada na quarta-feira (27)

Mesmo sem a notificação sobre a liminar que determina o encaminhamento de Vitor Gustavo Chaves Leite para um tratamento no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, o governo do Estado informou que já solicitou a vaga para a transferência, na última quarta-feira (27). Vitor, de 2 anos, sofre de uma doença cardiovascular rara e grave e precisa de uma cirurgia.

Após a reportagem entrar em contato com governo do Estado, a assessoria de imprensa da SES (Secretaria de Estado de Saúde), informou que a PGE (Procuradoria Geral do Estado) ainda não foi notificada da liminar que determina a transferência da criança para o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A SES ainda informou que o governo já tomou providências para que o menino seja transferido, solicitando a vaga ao CNRAC (Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade), mas explicou que “o paciente terá que aguardar a liberação de vaga que depende estritamente da disponibilidade do prestador, que é o hospital”.

A criança vive com a mãe, a funcionária pública Clarice Martins Chaves, 30 anos, na cidade de , distante 120 quilômetros da Capital. O diagnóstico da doença chamada tronco arterial comum foi feito quando Vitor tinha apenas 1 ano e 7 meses.

Da Santa Casa da Capital, a criança foi encaminhada para um hospital em , de onde a mãe voltou sabendo que ele precisaria de uma cirurgia. Segundo ela, a Beneficência Portuguesa conta com uma equipe especializada para fazer a cirurgia que o menino precisa.

“Ele fez exames, a médica emitiu um relatório explicando o Beneficência Portuguesa tem equipe especializada para fazer a cirurgia e que quanto mais o tempo passa, pior fica a situação dele. Entramos com a liminar e conseguimos deferimento, não a ordem do juiz não foi cumprida. Estamos com abaixo assinado, não vou ficar esperando meu filho morrer sabendo que tem solução”, contou. A Justiça expediu a liminar na última sexta-feira (22).

Cumprimento de liminar

Sobre o caso, a assessoria de comunicação da prefeitura de Nova Alvorada do Sul informou que ofereceu atendimento ao paciente, mas que devido ao estado de saúde, ele foi transferido para a Santa Casa e posteriormente ao hospital de Belo Horizonte.

Na ocasião, a assessoria de comunicação ainda informou que custeou o transporte e que a cirurgia não foi realizada por decisão médica e que depois disso a mãe do paciente ajuizou a ação com um laudo médico do Hospital da Incor (Instituto do Coração) – Beneficência Portuguesa, atestando que tinha condições de realizar o procedimento, porém no particular, o que foi determinado pelo juiz.

Em nota, a Prefeitura disse que foi notificada na segunda-feira (25) e quem tem até sexta-feira (29) para se posicionar sobre o caso, porém, adiantou que a reserva da vaga e o encaminhamento junto ao Incor – Beneficência Portuguesa só pode ser feito pelo Estado de MS, que é quem tem competência para operar o sistema nacional de encaminhamento de pacientes de alta complexidade.

Por fim, a assessoria ressaltou que comunicou formalmente o Estado cobrando o encaminhamento e espera a autorização para transportar o paciente, com acompanhamento médico e UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) móvel, se necessário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Designada comissão examinadora para realização de concurso público para cartórios

bocó mal educada wifi cliente tecnico

Técnico troca nome de Wi-Fi para ‘bocó mal educada’ e cliente exige pedido formal de desculpas

TCE reduz multa, mas mantém contas reprovadas em Câmara no interior

Ministro do STJ diz que grupo que desviou R$ 10 milhões de merenda fraudava licitações com ‘naturalidade’

Notícias mais lidas agora

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Vacinação contra a gripe

Mortes por influenza em 2025 superam últimos 16 anos em MS, diz SES

onças aglomerado em ms

Aglomerado de onças em MS chama atenção, já que espécie é solitária: ‘pode estar havendo’

Reinado decaído começa a feder com aproximação de escândalos em MS (Ilustração)

Cada vez mais perto: escândalos em MS orbitam realeza decaída

Últimas Notícias

Brasil

Lula destaca parceria entre Hospital Sírio-Libanês e SUS no X

Hospital Sírio-Libanês lançou novos cursos de graduação como Medicina e Biomedicina

Brasil

Projeto quer substituir senadores que faltam repetidas vezes e esvaziam CPIs

O projeto tem como objetivo evitar faltas frequentes dos parlamentares em comissões de investigação

Trânsito

Identificado caminhoneiro morto em acidente na BR-163 em MS

Caminhoneiro morreu após o veículo sair da pista e bater contra uma ponte de concreto inacabada

Brasil

Mulher que afirma ter recebido R$ 20 mil para sexo com Neymar é presa

Influenciadora é suspeita de participar de esquema de falsificação de cosméticos