Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após decisão judicial, Estado pede vaga para criança com doença rara

Vaga foi solicitada na quarta-feira (27)
Arquivo -

Vaga foi solicitada na quarta-feira (27)

Mesmo sem a notificação sobre a liminar que determina o encaminhamento de Vitor Gustavo Chaves Leite para um tratamento no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, o governo do Estado informou que já solicitou a vaga para a transferência, na última quarta-feira (27). Vitor, de 2 anos, sofre de uma doença cardiovascular rara e grave e precisa de uma cirurgia.

Após a reportagem entrar em contato com governo do Estado, a assessoria de imprensa da SES (Secretaria de Estado de Saúde), informou que a PGE (Procuradoria Geral do Estado) ainda não foi notificada da liminar que determina a transferência da criança para o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A SES ainda informou que o governo já tomou providências para que o menino seja transferido, solicitando a vaga ao CNRAC (Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade), mas explicou que “o paciente terá que aguardar a liberação de vaga que depende estritamente da disponibilidade do prestador, que é o hospital”.

A criança vive com a mãe, a funcionária pública Clarice Martins Chaves, 30 anos, na cidade de , distante 120 quilômetros da Capital. O diagnóstico da doença chamada tronco arterial comum foi feito quando Vitor tinha apenas 1 ano e 7 meses.

Da Santa Casa da Capital, a criança foi encaminhada para um hospital em , de onde a mãe voltou sabendo que ele precisaria de uma cirurgia. Segundo ela, a Beneficência Portuguesa conta com uma equipe especializada para fazer a cirurgia que o menino precisa.

“Ele fez exames, a médica emitiu um relatório explicando o Beneficência Portuguesa tem equipe especializada para fazer a cirurgia e que quanto mais o tempo passa, pior fica a situação dele. Entramos com a liminar e conseguimos deferimento, não a ordem do juiz não foi cumprida. Estamos com abaixo assinado, não vou ficar esperando meu filho morrer sabendo que tem solução”, contou. A Justiça expediu a liminar na última sexta-feira (22).

Cumprimento de liminar

Sobre o caso, a assessoria de comunicação da prefeitura de Nova Alvorada do Sul informou que ofereceu atendimento ao paciente, mas que devido ao estado de saúde, ele foi transferido para a Santa Casa e posteriormente ao hospital de Belo Horizonte.

Na ocasião, a assessoria de comunicação ainda informou que custeou o transporte e que a cirurgia não foi realizada por decisão médica e que depois disso a mãe do paciente ajuizou a ação com um laudo médico do Hospital da Incor (Instituto do Coração) – Beneficência Portuguesa, atestando que tinha condições de realizar o procedimento, porém no particular, o que foi determinado pelo juiz.

Em nota, a Prefeitura disse que foi notificada na segunda-feira (25) e quem tem até sexta-feira (29) para se posicionar sobre o caso, porém, adiantou que a reserva da vaga e o encaminhamento junto ao Incor – Beneficência Portuguesa só pode ser feito pelo Estado de MS, que é quem tem competência para operar o sistema nacional de encaminhamento de pacientes de alta complexidade.

Por fim, a assessoria ressaltou que comunicou formalmente o Estado cobrando o encaminhamento e espera a autorização para transportar o paciente, com acompanhamento médico e UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) móvel, se necessário.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)