Incêndio começou após a queda de um raio na região
Com mais de 27 mil hectares destruídos pelo fogo, o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), informou que o incêndio que atinge há quase uma semana o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema foi controlado, nesta quinta-feira (19). Os bombeiros ainda devem fazer o trabalho de rescaldo até a sexta-feira (20) para evitar que o incêndio recomece.
Conforme a assessoria do Imasul, a chuva que caiu na região nesta quinta, no horário do almoço, ajudou no combate às chamas. De acordo com o instituto, o fogo não avançou em outras áreas após a atuação dos militares dos bombeiros. Os oficiais ainda devem permanecer no parque para monitorar e fazer o rescaldo da área.
O cálculo final dos hectares perdidos nestes 7 dias de incêndio será concluído pelos bombeiros ainda na sexta-feira. O Imasul informou que foram 27 mil hectares de vegetação atingidos enquanto que o comando do Corpo de Bombeiros havia estimado cerca de 30 mil hectares.
Apesar da extensão, na última quarta-feira (19), o guarda-parque, Reginaldo Oliveira, havia informado ao Jornal Midiamax que a maior parte da vegetação atingida era de pastagem e que por isso, não havia grandes danos ambientas na área.
O incêndio
Segundo tenente-coronel Waldemir Moreira Júnior, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar um raio que caiu na última sexta-feira (13) iniciou o incêndio no local.
Houve informações de que o fogo foi extinto após uma chuva no sábado (14), no entanto, na madrugada dessa segunda-feira (16), oficiais de Fátima do Sul, Naviraí, Ivinhema e Nova Andradina, foram acionados para combater as chamas. Na última terça-feira (17), mais 3 equipes de bombeiros da Capital foram acionados para ajudar na operação, totalizando 20 pessoas no combate ao incêndio.
Conforme informações do Imasul, o parque tem mais de 73 mil hectares e está localizado na Bacia do Rio Paraná e sua extensão abrange as cidades de Jateí, Naviraí e Taquarussu.