Pular para o conteúdo
Cotidiano

Alunos revitalizam praça e aprendem ciência, matemática e história na prática

Inauguração aconteceu nesta quarta
Arquivo -

Inauguração aconteceu nesta quarta

A percepção da importância das áreas verdes para a comunidade foi um dos maiores ganhos que os cerca de 30 alunos do 8º ano A da Escola Estadual Zamenhof experimentaram ao revitalizarem  Praça , em . Após concluídos os serviços e aprendizados, a inauguração aconteceu nesta quinta-feira (06), às 8h.

O pontapé inicial do Projeto Conecta apresentado à escola pelo NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional), órgão vinculado à SED (Secretaria Estadual de Educação), aconteceu em março e foi encabeçado pela coordenadora pedagógica da escola Marilene Leal Cunha.

“Primeiro a proposta foi apresentada pela multiplicadora do NTE e foi repassada para os professores que escolheram a turma que iria trabalhar”, explica a Tatiane Feitosa dos Santos, do Progetec (Professor Gerenciador de Tecnologia) da escola.

A proposta inicial era trabalhar apenas a matemática, entretanto os professores chegaram a um consenso de que as áreas verdes em torno da escola deveria ser o foco do projeto. Os alunos escolheram a Praça Cuiabá e, através dos trabalhos realizados para a revitalização da praça, os alunos de 13 e 14 anos acabaram tendo contato com as disciplinas de Ciência, Matemática, Língua Portuguesa e História.

“Na pesquisa de campo percebemos que a comunidade não frequentava a praça e despertou uma vontade: ‘vamos fazer algo para que o pessoal frequente a praça’. Plantamos 18 mudas que conseguimos com a Prefeitura”, conta Tatiane. De acordo com levantamento realizado na região, inclusive com moradores, os alunos aprenderam que algumas das árvores nativas são o ipê roxo, mulungu e canafistula.

Alunos revitalizam praça e aprendem ciência, matemática e história na prática

“Eles aprenderam porquê a praça tem esse nome o que era ali, adquiriram conhecimento científico e medicinal de cada uma das plantas. No conhecimento matemático ele criaram gráficos que comparava a quantidade de área verdes em relação ao número de habitantes”, exemplifica a professora.

Contemplando a disciplina de Língua Portuguesa, os alunos construíram um espaço de leitura na praça. “Conseguimos a doação de nichos de suportes para por livros na cobertura no canto da praça”, conta Tatiane.

Flores foram plantadas, bancos instalados e finalmente tudo ficou pronto. A comunidade foi convidada e cerca de 50 pessoas participaram da inauguração na manhã desta quarta-feira. “Convidamos a comunidade, distribuímos convites e pais e familiares que moram próximos compareceram”.

Durante o evento, houve espaço para que  os alunos dessem depoimentos e alguns deles surpreenderam a professora. “Os alunos perceberam a importância que é a ‘presença do verde na sociedade onde muita coisa acontece e tudo é instantâneo’. Fiquei surpresa, a gente não percebe como eles se envolvem”, comenta.

De acordo com Tatiane, o projeto não acabou. “A intenção é continuar. Moradores adotaram árvores. Não é só plantar, tem que fazer vingar. Conseguimos essa parceria com a comunidade e a escola vai dar esse suporte”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jonir Figueiredo

‘Metamorfose pós-queimada’: Arte de Jonir mostrava beleza, mas denunciava exploração do Pantanal

“Resultado de uma diplomacia medíocre”, avalia Rodolfo sobre efeito Trump na indústria de armas

Tarifa de Trump atinge indústria de armas e deputado vê saída na redução de ICMS

Treino do Operário

Sem chances de classificação, Operário se despede do Campeonato Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Acidente ocorreu na Av. Afonso Pena

Jovem passa mal a caminho do trabalho e mobiliza atendimento de urgência na Afonso Pena

Últimas Notícias

Cotidiano

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

Anúncio feito em rede social solicita PIX em troca de moedas

Cotidiano

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Celebração começou às 9h e encerrou às 15h deste sábado (26) com uma missa na Paróquia São José

Brasil

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Após ordem de Moraes, manifestantes recolheram acampamento na Esplanada dos Minitérios

Cotidiano

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Mulher de 63 anos perdeu a visão de um dos olhos há 10 anos, após um glaucoma