Começou nesta segunda e vai até 30 de junho

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 em MS podem realizar o obrigatório, que está aberto desde a segunda-feira (02), pela internet. O prazo é até 30 de junho para se apresentar à JSM (Junta de Serviço Militar).

Para efetivar o alistamento é necessária a apresentação  da certidão de nascimento ou um documento equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), o comprovante de residência e uma foto 3×4 recente.

De acordo com o site Portal Brasil, após o alistamento, será anotado ou anexado no verso do CAM (Certificado de Alistamento Militar) a data de retorno à Junta de Serviço Militar, para que o jovem possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

Quem não se alistar fica impedido de tirar passaporte, assumir cargo público ou se matricular em instituições de ensino. Além do pagamento de multa que pode variar de acordo com a quantidade de dias que o jovem atrasou para se alistar (após a data limite).

Ainda segundo o Portal Brasil todo ano, cerca de dois milhões de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 200 mil são incorporados às Forças Armadas.

Os jovens dos estados Amapá, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo também podem se alistar pela internet.