Pular para o conteúdo
Cotidiano

Abaixo da média nacional, MS tem 70% das áreas cadastradas em sistema ambiental

Ex-deputado está na Capital para palestra
Arquivo -

Ex-deputado está na Capital para palestra

Em comemoração ao Dia Mundial do , o ex-deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB) está em para palestra sobre os cinco anos da criação do Código Florestal Brasileiro. Antes do evento, Aldo falou sobre o cenário ambiental do Brasil e também revelou que 90% das propriedades do país estão inseridas no CAR (Cadastro Ambiental Rural), em Mato Grosso do Sul, o índice é de 70%.

O ex-deputado que além de ser relator do projeto que instituiu o código também já foi ministro dos Esportes, Defesa, Ciência e Tecnologia e Relações Institucionais afirmou que o Código Florestal cumpriu seu papel de garantir equilíbrio entre a produção agropecuária e o meio ambiente.

Em relação ao CAR, sistema que faz parte do processo de regularização ambiental de propriedade, o ex-deputado afirma ser o item mais importante do código criado há cinco anos. Ele lembrou que 90% das propriedades rurais do Brasil estão inseridas no cadastro.

“Fizemos esforço e foi realizado pacto que imobiliza muito o uso das áreas protegidas daqui para frente, nós temos no Brasil uma fronteira da agricultura e da pecuária muito promissoras. É preciso que se avalie como o Brasil vai assumir ou permanecer daqui por diante”, disse.

Aldo afirmou, ainda, que recentemente a África liberou 400 milhões de hectares da savana, que no Brasil corresponde ao cerrado, para a agricultura. “Enquanto a África abre para agricultura, nós estamos imobilizando todo nosso cerrado. É preciso que governo e congresso avaliem essa situação”.

No Estado

Diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ricardo Eboli, afirmou que no Estado 70% das áreas estão inseridas no CAR. Além da palestra do ex-ministro e de apresentações sobre o tema, nesta segunda-feira também haverá assinatura de quatro termos que na visão do Imasul apresentam avanço para o setor.

Entre os termos estão termos de cooperação com as prefeituras de Sidrolândia e Dourados, que passam para o município a tarefa de liberar licenças ambientais para construção de empreendimentos, outro que transforma fazenda de 150 hectares em como área protegida, um termo que cria projeto a ser enviado para Assembleia para incluir educação ambiental como assunto a ser tratado nas escolas públicos do Estado e o último que lança Portal da Transparência Ambiental.

Abaixo da média nacional, MS tem 70% das áreas cadastradas em sistema ambiental

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina