Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: ‘pancadão’ tira o sono de moradores no Coronel Antonino

Lei do Silêncio é ignorada em festas de baile Funk
Arquivo -

é ignorada em festas de baile Funk

Festas de baile funk, que começam por volta das 22 horas e não têm horário certo para terminar, têm tirado o sono de moradores na Rua alegrete, no Bairro Coronel Antonino em . A Lei do Silêncio que proíbe a perturbação do sossego e do bem estar público com ruídos, vibrações, sons excessivos ou incômodos de qualquer natureza, parece não ser respeitada.

Vizinho de um espaço destinado à realização de eventos, Sebastião Francisco dos Santos Júnior, de 50 anos, diz que as festas são constantes e que o barulho incomoda a vizinhança. “É um caos porque começa sempre às 22 horas e vai pelo menos até às 4 horas. O espaço não abafa o som e por ser aberto provoca essa poluição , além disso, os frequentadores não ficam só no local do evento. Vão para a rua, para a frente das casas, fazem muita algazarra”, relata.

O morador afirma que as festas ocorrem geralmente aos sábados e, que por conta do barulho, chegou a acionar a polícia várias vezes, no entanto, sem sucesso. “A gente liga, eles dizem que vai acabar logo e muitas vezes nem vêm e o som continua até quatro horas da manhã e a gente sem conseguir dormir por conta disso. Falo com os seguranças, mas parece que ninguém ouve”, lamenta.

Júnior compara a situação com um caso semelhante ocorrido em março deste ano, quando 29 universitários que participavam de uma festa no Jardim Autonomista foram detidos depois que um desembargador, que não teve o nome divulgado, ligou para a polícia e determinou a prisão dos jovens. 

 

 

“É uma ausência de civilidade e comprometimento comunitário. É como se nós não tivéssemos regras de convivência e se não existisse Prefeitura para fiscalizar e a polícia não tivesse força para evitar esse tipo de coisa. Como se o cidadão não tivesse para quem reclamar. A sensação é de impotência. Se fosse próximo da casa de um desembargador a polícia iria e acabaria com o barulho”, frisa.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a responsável pelo local, identificada apenas como Luciana. Po telefone, ela disse que havia consultado um advogado e que não iria se posicionar a respeito do assunto. O morador gravou um VÍDEO que mostra uma das festas realizadas no local. Ele diz que ainda nesta segunda-feira (4), deve registrar uma denúncia no MPE (Ministério Público Estadual).

Disk-silêncio

Em abril deste ano, o juiz David Oliveira Gomes filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos Coletivos e Individuais Homogêneos, determinou que o Município melhore o de Disque-Silêncio em Campo Grande. A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura para saber a respeito do assunto e foi orientada a encaminhar os questionamentos por email, no entanto, até o fechamento deste texto, as perguntas nao foram respondidas.

A equipe de reportagem ligou no número 156, disponível para o registro de reclamações de poluição sonora provocadas e na primeira tentativa, não obteve sucesso. Já na segunda ligação foi informada de que o canal recebe apenas denúncias referentes à estabelecimentos comerciais, e que após o registro, o local é notificado e multado de acordo com cronograma da equipe de fiscalização. 

Denúncias sobre poluição sonora em residências devem ser feitas na Deops (Delegacia Especializada de Ordem Política e Social) que funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados as ocorrências devem ser registradas em na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) mais próxima do reclamante.

Lei Federal –

A Lei Complementar 8/96 diz que as infrações de poluição sonora serão classificadas como leves, graves e gravíssimas, que variam de multas nos valores e um a 500 UFIRs (Unidades Fiscais de Referência), atualmente custa R$ 3,0023, a unidade.

Assista ao VÍDEO gravado pelo morador.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva destrói barracos e deixa 30 famílias desalojadas em comunidade de Campo Grande

Tá rolando? Ana Castela é flagrada com ator em praia dos Estados Unidos

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Eliminado do BBB 25, Diego Hypolito se revolta com ataque de Vilma: ‘Pesado’

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso 4 vezes por violência doméstica contra a vítima 

Confira a programação: Fiéis católicos se reúnem no Sábado Santo

Interdição por alagamento na BR-267 permanece entre Jardim e Porto Murtinho

HU de Dourados realizou mais de 500 partos em mulheres das comunidades indígenas em 2024

Últimas Notícias

Cotidiano

Inmet emite alerta de perigo e chuvas intensas para Capital e 18 municípios de MS 

Comunicado vale da manhã desta sábado (19), até o final do dia

Polícia

Roubos de veículos em Campo Grande diminuem 46% nos primeiros meses de 2025

No primeiro trimestre de 2024, foram registrados 56 roubos, neste ano, foram 30

Polícia

Dois corpos são encontrados em área rural paraguaia da região de fronteira com MS

Caso aconteceu na comunidade Sargento Félix, distante 25 quilômetros de Caracol

Política

Lembra dela? PEC que reduz a jornada de trabalho movimenta comissões do Senado

Câmara dos Deputados e Senado têm vários projetos que tratam da redução da jornada de trabalho