Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vereadora diz que vai a Vale pedir informação sobre vazamento

Câmara não recebeu denúncia 
Arquivo -

Câmara não recebeu denúncia 

A vereadora Cris Duarte (PT) vai ao escritório da Vale para cobrar explicações sobre despejo de minérios no Rio Paraguai,  denunciado por um leitor do Midiamax. Segundo a vereadora, até a última sessão, ninguém fez comunicação sobre o caso na Câmara. Ela está em , mas pretende procurar o escritório da empresa para saber o que aconteceu.

“Sou geógrafa e sei que temos que esperar um parecer técnico. Por isso, não vou me posicionar por enquanto. Oficialmente, na Câmara, não tem nada. Nunca recebemos denúncia a este respeito”, contou.

Ela relata que acompanhou recentemente uma vistoria nas barragens da empresa em , por conta do vazamento em Mariana, mas que na ocasião constatou-se que a situação é tranquila.

A empresa confirmou o despejo, mas disse que a ocorrência foi um  “um desvio operacional pontual”, e que já foram tomadas medidas para evitar novas ocorrências.  Já o Ibama de Mato Grosso do Sul informou que fez vistoria na área do Porto Esperança ontem.

Um leitor, que preferiu não se identificar, fez a denúncia ao Midiamax, informando que a cena era do ano passado. “A empresa lava ali as plataformas. Não foi a primeira vez que eu vi a mancha vermelha. Nunca vi denúncia anterior, acho que é porque dali para baixo não existe ocupação humana”, disse.

A Vale informou que, segundo apuração interna, a foto da limpeza na plataforma não é do fim do ano passado, e que deve ter sido tirada entre 15 e 20 de maio de 2015, período em que foi realizada a obra de melhoria das estruturas do cais para, entre outros benefícios, aumentar o nível de segurança.

“A Vale ressalta que não compactua com esse tipo de atitude e que possui procedimento específico para a limpeza do cais, que inclui retirada do material para retorno à área operacional, sem projeção de minério no Rio Paraguai”, cita. Segundo a Vale, já foram tomadas todas as medidas necessárias para evitar novas ocorrências. A empresa ainda informou que não há a geração de rejeitos no Porto Esperança, apenas a movimentação de minério de ferro, “que é um elemento inerte e não se biomagnifica, ou seja, não se acumula no organismo dos animais”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministro da Defesa terá de explicar a razão pela qual autorizou uso de avião da FAB para o transporte de Janja

cpi bets

[ BASTIDORES ] Nem clima quente na CPI barrou ‘follow’

Grupo criminoso do ‘tribunal do crime’ que fez três vítimas em MS é preso pela polícia

Motociclista foge a 100 km/h e perseguição termina em acidente com viatura no Universitário 

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

Derrota

Últimas Notícias

Polícia

Carro de namorado preso por desaparecimento de mulher em MS tinha vestígios de sangue

Bombeiros fazem buscas por Thácia que teria caído no Rio Aporé

Le Blog Maria Antonia

Zara celebra 50 anos com 50 supermodelos em campanha icônica

Zara lançou a campanha “50 Years, 50 Icons”, reunindo 50 supermodelos de diferentes gerações em um vídeo dirigido pelo renomado fotógrafo Steven Meisel. A campanha apresenta as modelos dublando a icônica música “I Feel Love” de Donna Summer, vestindo peças da nova coleção da marca.as brasileiras, Adriana Lima e Carol Trentini participaram de campanha No … Continued

Le Blog Maria Antonia

De Niro critica Trump ao receber Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes

Robert De Niro recebeu Palma de Ouro honorária em Cannes 2025. No Festival de Cannes 2025, Robert De Niro, de 81 anos, foi homenageado com a Palma de Ouro honorária, entregue por Leonardo DiCaprio. Durante a cerimônia de abertura, na Riviera Francesa, os atores celebraram com um beijo e um abraço no palco. Crítico implacável … Continued

Le Blog Maria Antonia

Gérard Depardieu é condenado a 18 meses de prisão por agressões sexuais

O ator francês foi julgado culpado por agressão sexual contra uma figurinista e uma assistente de direção do filme “Les Volets Verds”, que gravou em 2021. O ator francês foi condenado a 18 meses de prisão. Elle não será preso imediatamente, mas já terá seu nome incluído no cadastro de criminosos sexuais da França. Depardieu … Continued