Pular para o conteúdo
Cotidiano

Verão começa com chuva e previsão para estação é de temperatura na média

Estação mais chuvosa do ano começou nesta quarta
Arquivo -

Estação mais chuvosa do ano começou nesta quarta

O começou exatamente às 6h44 desta quarta-feira (21). A estação mais quente e chuvosa do ano já mostrou a que veio: foram registradas fortes pancadas de chuva em Campo Grande e nas cidades do interior do Estado. Apesar do tempo nublado, a quarta terá o dia de sol mais longo do do ano e a noite mais curta. Serão 14h10 horas de sol, caso a chuva permita. 

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Mato Grosso do Sul, a tendência para o verão é de chuva um pouco acima da média no norte, devendo ficar perto da média nas demais áreas, podendo ficar ligeiramente abaixo da média no extremo sul. 

O aumento no volume de chuvas é causado, principalmente, à presença de uma corrente de ar quente e úmido, que tem origem na região Amazônica. Em combinação com a passagem de frentes frias, determina a ocorrência de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) que são extensas faixas de nuvens de chuva que se estende da Amazônia, passa pelo Brasil Central e vai até a Região Sudeste). 

O verão é marcado pela a ocorrência das ‘pancadas de chuva de verão’, predominantemente no período da tarde, em geral de curta duração, muitas vezes de forte intensidade e associadas às descargas elétricas e rajadas de vento.

Como fica o tempo em MS

De acordo com o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão Filho, historicamente, o verão tem os três meses de maior regime de chuvas de um final de ano para inicio de outro. As temperaturas apresentam médias de 25,5 graus, máximas de 31,2 graus e mínimas de 21,5 graus variando em cada região do Estado.

Esse ano, o fenômeno climatológico, La Niña, sempre lembrado no começo do verão, não será forte. Com isso, esperam-se valores de chuva dentro das médias históricas de cada região. 

Chuvas

Na região sul, as chuvas podem variar (entre 400 milímetros e 600 milímetros) em média de 140 milímetros a 210 milímetros a cada mês. Nas demais regiões, dentro da média local. A região oeste, entre e Corumbá, mais uma vez segue a tendência de redução dos valores históricos, devendo receber volume abaixo das médias.

Pode chover forte e com altos volumes em Corumbá, , Porto Murtinho e Ladário. As chuvas começam a se reduzir em meados de março.

No centro-sul do Estado há alertas de enchentes e inundações. Em março, deve manter-se dentro dos valores históricos no Centro-Sul do MS (entre Campo Grande a Dourados e de Ponta Porã, Maracaju, Sidrolândia seguindo a Sete Quedas). Chuvas mais isoladas nessas regiões pode apresentar acima da media, consideradas atípicas em função da alta energia que a região pode acumular.

A tendência climatológicas nas regiões leste e oeste são volumes decrescentes. Assim os municípios dessas regiões devem apresentar valores de chuva menores que as suas medias, mas próximos das medias históricas.

Raios

Mato Grosso do Sul é um dos mais atingidos por descargas elétricas no Brasil. A ocorrência de forte atividade elétrica serão intensas sendo estes os meses de maior incidência. A queda de granizo deve ser raras, mas, dentro do provável.

Temperatura

Conforme o meteorologista, as temperaturas no verão não devem ultrapassar máximas de 35°C. Assim, espera-se chance de ficar três a quatro graus acima da média em Janeiro, mais de quatro graus em Fevereiro e 3°C em março. 

As máximas podem chegar aos 36°C no Leste, Norte e Oeste. As mínimas devem ficar em torno dos 21 a 23°C. As regiões sudeste, sul e sudoeste devem ter mínimas entre 19 e 21°C e as máximas entre 30°C e 33°C. Em Campo Grande mínimas entre 19 e 21°C graus e máximas entre 29 e 32 °C.

Previsão para o primeiro dia de verão

Na quarta-feira (21) são previstas pancadas de chuva com trovoadas típicas de verão continuam em todo Estado, especialmente no oeste. As temperaturas seguem estáveis entre 19°C e 34°C. 

Em Campo Grande, a previsão é de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à tarde. A previsão é de temperaturas entre 21°C e 30°C. 

(Foto: Cleber Gellio)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

Últimas Notícias

Brasil

Juiz determina suspensão imediata de todos os descontos de aposentadorias em favor da Contag

A decisão suspende "todo e qualquer desconto associativo"

Trânsito

Ciclista morre atropelado na BR-267 e condutor foge do local

O condutor não parou para prestar socorro e fugiu do local

Política

Dourados terá 3 voos semanais para SP e venda de passagens começam amanhã, diz governador

A venda de passagens começam a partir deste sábado (10)

Trânsito

VÍDEO: motorista de MS cai com carreta no Rio Paraná

Algumas pessoas estavam próximas à margem no momento do ocorrido