Utilização de equipamento deve evitar constrangimento

A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) irá adquirir mais de R$ 20 mil em detectores de metais que serão utilizados nas revistas das Uneis (Unidades Educacionais de Internação) do Estado, em atendimento a uma recomendação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

Em junho deste ano, a Defensoria havia instaurado um procedimento para apuração preliminar para investigar irregularidades cometidas durante as revistas íntimas dos adolescentes internados nas unidades e de seus familiares, incluindo crianças.

As chamadas revistas vexatórias foram relatadas nas Uneis de ,  Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã. Um dos motivos encontrados pelos defensores foi a falta de equipamentos para a adequada realização das revistas.

A utilização dos detectores e de banquetas eletrônicas deve evitar o constrangimento dos internos e familiares. “A revista é legal e muito necessária para a segurança dos agentes e familiares, o que não pode acontecer é constrangimento. Há casos em que até recém-nascidos foram despidos na revista íntima”, relatou o defensor público Rodrigo Zoccal Rosa.

A compra dos equipamentos foi feita por meio de um contrato assinado com a MB Comércio de Maquinas, Ferramentas e Serviços nesta quinta-feira (8). O contrato tem assinatura também do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa.

(sob supervisão de Evelin Araujo)