Cotidiano

UBS Moreninhas: exame de sangue que identifica câncer de próstata é realizado nesta 2ª

Atendimento inicia às 17h e encerra às 21h

Midiamax Publicado em 21/11/2016, às 17h21

None
09.jpg

Atendimento inicia às 17h e encerra às 21h

Palestras e exame de sangue PSA, que identifica o câncer de próstata ocorrem nesta segunda-feira (21), a partir das 17h, Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Judson Tadeu Ribas, no bairro Moreninhas III, em Campo Grande. As ações fazem parte da campanha Novembro Azul, que alerta para a saúde dos homens.

Estudantes de Enfermagem da Uniderp e enfermeiros da Unidade estarão presentes nas atividades. A programação inicia com a palestra sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de próstata e de pênis e doenças sexualmente transmissíveis, uma oportunidade para aprender e sanar dúvidas.

Para a professora de Enfermagem Ariane Calixto, a atividade é importante para salvar vidas, já que, de acordo com a estimativa do Instituto do Câncer, Mato Grosso do Sul deve registrar 1.100 novos casos de câncer de próstata até o final do ano. “No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás, apenas, do câncer de pele não melanoma. Com conscientização sobre prevenção e levando conhecimento sobre os fatores de risco, conseguiremos reduzir a resistência da comunidade masculina em procurar um médico”, afirma.

Além de ações educativas, a enfermeira da UBS, Lais Carriero Oliveira, acrescenta que haverá exame de sangue PSA, que auxilia na identificação o câncer de próstata precoce, além de consultas médicas previamente agendadas com clínico geral. 

“Esta também é uma oportunidade de informar aos homens que eles possuem um serviço de atendimento e prevenção próximo de suas casas. Estamos com um horário diferenciado para que possam usufruir sem atrapalhar a rotina”, explica. O atendimento na UBS do bairro Moreninhas III encerra às 21h.

Jornal Midiamax