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Cotidiano

Uber começa operar nesta quinta em Campo Grande com carros compactos

Promessa é de carro a 5 minutos com preços acessíveis
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Promessa é de carro a 5 minutos com preços acessíveis

Finalmente o que todo mundo queria saber! A inicia as operações em Campo Grande nesta quinta-feira (22), às 14 horas, fazendo da capital a 23ª cidade do Brasil a oferecer a plataforma. Segundo Pedro Prochno, gerente de comunicações da Uber no Brasil, os serviços serão iniciados com a modalidade uberX, com carros compactos e preços acessíveis e competitivos. “Nossa intenção é que haja um motorista parceiro a ‘5 minutos de distância’ de alguém que precise se movimentar em Campo Grande”, explica Pedro.

Como ação de marketing, o gerente de comunicações da Uber no Brasil diz que em cada cidade um usuário é convidado para fazer a primeira viagem pelo Uber. “Em Campo Grande não poderia ser diferente, convidamos Michel Teló para estrear o serviço aqui”, conta ele.

O funcionamento do aplicativo para os usuarios é exatamente como alguns já experimentaram e todos já ouviram falar. O usuário faz um cadastro informando dados pessoais e o pagamento é feito através do aplicativo com cartão de crédito ou Paypal. É possível compartilhar a rota com amigos e familiares. Após ter solicitado o veículo, é possível acessar as informações do carro e do motorista, além de trocar mensagens e fazer ligações anonimamente.

“O aplicativo e as camadas de tecnologia que garantem a segurança também são as mesmas. Os motoristas fazem um cadastro e passam por uma verificação de antecedentes criminais, os documentos do carro são verificados, e somente após essas análises os motoristas parceiros passam a receber chamados da população” conta o gerente da Uber.

A utilização da tecnologia para realizar eventos do cotidiano é uma das questões da Uber. “Nossa linha é que as pessoas repensem o uso do carro ou até mesmo da posse de veículos e façam um uso mais inteligente. O uberX proporciona isso”, sugere Pedro Prochno. Os carros compactos utilizados pelo uberX precisam ter 4 portas e ar condicionado, ser do ano de 2008 ou mais novos e não há restrição de cor.

Pedro diz que a Uber não informa a quantidade de motoristas cadastrados nas cidades. “Mais do que a quantidade de motoristas parceiros, a Uber quer que as pessoas tenham sempre um carro a 5 minutos de distância delas, então como os motoristas parceiros são livres para trabalhar o dia que quiserem, a hora que quiserem, durante o tempo que quiserem, não importa quantos carros há disponível, mas sim que haja um número suficiente de motoristas para que tenha um carro a 5 minutos de quem precisa. Este número pode oscilar durante o dia”. Pedro não abre o número de motoristas parceiros cadastrados, mas vários taxistas de Campo Grande afirmam que aproximadamente 200 pessoas aderiram à Uber. 

Mesmo que em Campo Grande o serviço esteja iniciando com carros compactos, não será impossível conseguir um automóvel de padrão de luxo. Pedro diz que “a Uber nasceu com o UberBLACK, que é um serviço high-end, com carros sedan de luxo, equipados com bancos de couro, ar condicionado e cor escura e, com o tempo, foi migrando para se tornar uma opção acessível para as pessoas se locomoverem pelas cidades”, entretanto aqueles que possuírem carros no padrão UberBLACK podem se cadastrar no aplicativo.

O modelo de cobrança das viagens com o uberX, tem um valor inicial de R$ 2,50 e é cobrado R$ 1,10 por quilômetro rodado e R$ 0,15 por minuto. Se um trajeto de 5 quilômetros foi feito em 10 minutos o valor será de R$ 9,50 (R$ 2,50 + 5 x R$ 1,10 + 10 x R$ 0,15). A taxa mínima e o valor de cancelamento (desistências realizadas após 5 minutos do pedido) é de R$ 5,00.

Uber X Taxistas

O gerente de comunicação diz que a Uber não concorre com o serviço tradicional de táxi e explica que é uma empresa de tecnologia. “Na política nacional de mobilidade urbana, que é uma lei federal (Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU Lei Federal 12.587/2012), há duas classificações para transporte individual de passageiros, o de transporte individual público – que regulamenta os táxis – e de transporte individual privado, que não tem regulamentação e é o que a gente busca nas cidades, ou seja, são duas categorias diferentes”, explica ele.

Perguntado sobre uma possível reação por parte dos taxistas, ele afirma que é natural que eles tenham algum receio no início, mas acredita que com o tempo eles perceberão que a Uber é mais uma opção de renda. “Nossa equipe de operação informou que alguns motoristas de táxi se cadastraram para ser motoristas parceiros da Uber. E essa é a beleza da tecnologia, poder escolher onde gerar renda. A barreira de entrada da Uber é um carro, desde que a pessoa tenha acesso a um carro, seja dela, de um parente ou amigo, é possível se cadastrar na plataforma”, pontua Pedro.

De acordo com ele, há um público bem diverso de motoristas parceiros. Alguns usam a plataforma para gerar renda em tempo integral, outros usam como fonte de renda parcial, ou seja, tem emprego e fazem da Uber uma renda extra. E há quem ofereça o serviço com um objetivo de economizar dinheiro para algo específico.

Mais sobre a Uber

Presente em mais de 70 países e mais de 449 cidades, a Uber emprega mais de 7 mil funcionários mundo e tem mais de 10 mil motoristas parceiros no Brasil. A empresa foi fundada oficialmente em junho de 2010 em São Francisco, nos Estados Unidos.No Brasil a plataforma estreiou no Rio de Janeiro, na época da Copa de 2014. São Paulo, , Brasília e foram as próximas cidades a receberem o serviço.

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