Cotidiano

Três Lagoas recebe audiência pública para instalação de nova ferrovia no Estado

O projeto integra a segunda etapa do programa 

Diego Alves Publicado em 22/01/2016, às 23h57

None
2646418-ferrovia-norte-sul-672x372.jpg

O projeto integra a segunda etapa do programa 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará no dia 2 de fevereiro (terça-feira), em Três Lagoas, a segunda de três sessões presenciais que discutirão a instalação da ferrovia de Ouro Verde de Goiás (GO) a Três Lagoas (MS). O projeto integra a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do Governo Federal.

As audiências, que acontecem também em Anápolis, Goiás (26 de janeiro) e Brasília (16 de fevereiro), tem o objetivo de colher subsídios para aprimorar os estudos técnicos e as minutas de edital e de contrato que disciplinarão as condições em que se dará a concessão.

A ferrovia possui dois trechos: o primeiro é a continuação da Ferrovia Norte-Sul nos estados de Goiás e São Paulo. Já está em fase final de construção pela VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. A chegada ao município de Estrela D’Oeste/SP permitirá a conexão da Ferrovia Norte-Sul com a malha ferroviária existente concedida à ALL Malha Paulista S.A., possibilitando o acesso ao Porto de Santos.

Já o trecho ferroviário compreendido entre os municípios de Estrela D’Oeste (SP) e Três Lagoas (MS) atravessará uma região que possui grande vocação agrícola e industrial, com produção de celulose e que projeta a abertura de novos empreendimentos.

Após as audiências públicas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres realizará o aprimoramento dos estudos técnicos, das minutas de contrato, o edital e do modelo econômico-financeira. A documentação será encaminhada ao Tribunal de Contas da União, que estudará o processo de outorga e o lançamento do edital de licitação.

Concessão – Com extensão de cerca de mil quilômetros, a ferrovia passará por 33 municípios nos estados de Goiás (Acreúna, Brazabrantes, Damolândia, Goianira, Indiara, Jandaia, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Palmeiras de Goiás, Paranaiguara, Quirinópolis, Rio Verde, Santa Bárbara de Goiás, Santa Helena de Goiás, São Simão, Trindade e Turvelândia), Minas Gerais (Santa Vitória, União de Minas e Iturama), São Paulo (Ouroeste, Guarani d’Oeste, Fernandópolis, Estrela d’Oeste, São João das Duas Pontes, Pontalinda, Guzolândia, Sud Mennucci, Pereira Barreto, Itapura e Ilha Solteira) e Mato Grosso do Sul (Selvíria e Três Lagoas).

Serviço: A Audiência Pública em Três Lagoas acontece no dia 2 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas no Drud´s Hotel, que fica na Avenida Ranulpho Marques Leal, 2661.

Jornal Midiamax