Três Lagoas comemora 101 anos de emancipação com desfile nesta quarta

Município possui 113.619 habitantes

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Município possui 113.619 habitantes

Três Lagoas, cidade a 338 quilômetros de Campo Grande, comemora 101 anos de emancipação política nesta quarta-feira (15). A comemoração terá o tradicional Desfile Cívico. Às 8 horas será realizado o hasteamento da bandeira e na sequência, às 8h30, o desfile, que sai da frente da igreja matriz, na avenida Antônio Trajano.

Alunos das escolas municipais, servidores de diversas secretarias, além de parceiros, como Polícia Militar, Exército, Corpo de Bombeiros e Apae, farão parte dos 43 Blocos que passarão pela avenida. 

O município situado na divisa com o Estado de São Paulo tem 113.619 habitantes, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Três Lagoas comemora 101 anos de emancipação com desfile nesta quarta

A história de Três Lagoas começou em 1829 com a entrada do sertanista Joaquim Francisco Lopes, de acordo com relatos no Instituto Histórico Brasileiro. Explorações completas foram realizadas na região entre 1830 e 1836. Em 1915 o território é separado política e administrativamente de Santana de Paranaíba, atual município de Paranaíba, e surge a cidade de Três Lagoas.

Na década de 1960, inicia-se a construção, pela CESP, da Usina hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias (Jupiá). Localizada no Salto de Urubupungá, quando de sua finalização, no ano de 1974, era a maior usina hidrelétrica do Brasil. Em 1978, foi ultrapassada por Ilha Solteira e, em 1982, também por Itaipu. Hoje, continua sendo a terceira maior usina hidrelétrica do Brasil, sendo considerada muito eficiente, uma vez que sua área alagada é pequena em relação à energia por ela produzida.

Com o quarto maior PIB de MS (cerca de 3,4 bi em 2012) e situada em um entroncamento das malhas viária, fluvial e ferroviária do Brasil, possui acesso privilegiado às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país e a países da América do Sul. 

Conteúdos relacionados

Comunidade Cristão Aliançados (Foto: Madu Livramento, Jornal Midiamax)
UFMS Campo Grande