Moradores temem inundação e corte de energia em favela

Trabalho de contenção iniciado há cerca de três semanas por equipes da Prefeitura de , preocupam moradores da área do “Linhão”, localizada na região do Jardim Noroeste. Eles temem que as obras prejudiquem a situação das famílias que vivem na favela.

Carmen da Silva, de 55 anos, que mora no local há aproximadamente 13 anos, afirma que as contenções em ruas paralelas devem aumentar o fluxo de água na Avenida Marechal Mallet onde os barracos foram construídos.

“Moramos aqui e sabemos o que acontece em período de chuva. Com essas barragens a água vai inundar nossas casas e acabar com o pouco do quase nada que temos”, declara.

Mauro Burema, de 42 anos, que mora há 4 anos na área do Linhão, também se preocupa com o trabalho realizado na região. “Aqui desce muita água e se fecharem vai transbordar porque não vai ter como escoar. Tinham de fazer um braço de contenção para o lado contrário”, observa.

Moradores temem que contenção provoque inundação de casas - Foto - Henrique Kawaminami/Midiamax

Além das inundações, os moradores dizem que por conta das contenções os fios de rede elétrica, ligados clandestinamente, serão desenterrados e isso pode colocar a comunidade em risco. “Nossas crianças brincam aqui e isso é perigoso”, diz a dona de casa Marilza de Oliveira, de 39 anos. 

Os moradores também temem que as ligações clandestinas sejam desligadas. “A comunidade inteira vai ficar sem energia elétrica. Tomo insulina e preciso deixar na geladeira. Para mim é uma questão de saúde”, frisa Joana Elizete, de 48 anos, que sofre de diabetes.

Ligações clandestinas levam luz para favela do Linhão - Foto - Henrique Kawaminami/Midiamax

Na manhã desta quinta-feira (1º), o encarregado pela obra de contenção na Rua Martim de Sá, Daniel Gonçalves, disse à equipe de reportagem do Jornal Midiamax, que as contenções serão realizadas até a Chácara dos Poderes e que o objetivo é reduzir a velocidade da água durante os períodos de chuva. 

Questionado a respeito da possibilidade de inundações e sobre a retirada das ligações clandestinas no local, o encarregado garante não interferir nessas questões. 

Responsável por uma das obras garante que serviço não prejudica moradores - Foto - Henrique Kawaminami/Midiamax

“Vamos fazer o trabalho de contenção de água. A rua é decaída e não tem risco de inundação das casas. Quanto às ligações de energia elétrica, vamos tentar não atingir os fios e se for preciso vamos fazer a substituição do material para não escavar no local onde os fios estão enterrados”, explica. Trabalho de contenção no Noroeste preocupa famílias da área do Linhão

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax  tentou falar com as assessoria de comunicação da Energisa a respeito das ligações clandestinas e da permanência das famílias, na área que pertence à concessionária, mas até o fechamento deste texto não houve retorno.

Outra preocupação mencionada pelos moradores é em relação às ligações clandestinas de água. A assessoria de comunicação da Águas Guariroba afirma que a remoção das ligações clandestinas será feita  caso as famílias sejam retiradas do local.