Relógios devem ser adiantados em uma hora

O horário de verão entra em vigor no próximo domingo (16) em dez estados brasileiros mais o Distrito Federal. Os moradores devem adiantar os relógios em uma hora. Tem gente que ama uma hora hora a mais de sol: “É bom para praticar esporte”, “Vou para aula ainda de dia”,”Parece que o dia dura mais”. São algumas justificativas.

Já para quem odeia a mudança no relógio, os problemas são: “menos uma hora de sono”, acordo e ainda está escuro”, “demora para acostumar e quando acostuma, acaba” entre outras reclamações. Como não dá para fazer nada, já que a mudança é instituída por decreto presidencial e o objetivo é para o bem de todos, economizando energia, confira dez curiosidades sobre o horário da discórdia, digo, de verão. 

1.Durante o horário de verão temporada 2015/2016, o País economizou R$ 162 milhões. A economia foi possível porque, com o horário diferenciado, não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento. Nos 126 dias em que o horário diferenciado vigorou, houve uma redução da demanda no horário de pico de consumo de 2.598 megawatts

2.O horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. No verão seguinte, durou o mesmo tempo. Depois, a adoção da medida foi retomada em períodos não consecutivos, nos anos de 1949 até 1953, de 1963 até 1968, e nos tempos atuais a partir de 1985. 

3.O objetivo do horário de verão é garantir o melhor aproveitamento da luz natural para reduzir a concentração de consumo de energia elétrica no horário entre 18 horas e 21 horas. 

4.Não é só no Brasil que há mudança no horário. Também há horário de verão nos países membros da União Europeia, do leste europeu, no Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas), e da América do Sul (Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile).

5.Nos Estados Unidos é chamado como Daylight Savings Times.

6.Por que não podemos tirar o horário de verão? De acordo com Ministério de Minas e Energia, já foram realizadas diversas pesquisas de opinião pública a respeito do horário de verão, desde a década de 1990. Os resultados dessas pesquisas apontaram que a maioria da população das áreas onde o horário de verão foi adotado era favorável à implantação da medida.

7.A história conta que Benjamin Franklin, diplomata, inventor e um dos escritores da Declaração da Independência e da Constituição dos Estados Unidos, foi o criador do horário de verão. Em 1784, nos Estados Unidos, ele percebeu que o sol nascia antes das pessoas se levantarem e então, teve a ideia de adiantar os relógios em uma hora para aproveitar melhor a luz do dia e economizar velas, já que naquele tempo ainda não existia luz elétrica. Porém, a ideia não despertou o interesse das autoridades na época.Tem quem ama e tem quem odeia: veja 10 curiosidades sobre o horário de verão

8.Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, foi a Alemanha que resolveu adotar essa medida pela primeira vez, tendo em vista a necessidade de economizar energia. Depois disso, outros países passaram a adotar o horário de verão.

9.O horário de verão começa sempre aos domingos para proporcionar às pessoas uma adaptação melhor ao novo horário. Elas passam a contar com um dia não útil para adaptar o organismo.

10.No horário de verão 2016/2017, previsão de economia de energia de R$ 147,5 milhões. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (entre 18h e 21h) deverá ser 3,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8% no Sul com a mudança de horário.

O horário de verão será adotado no Distrito Federal e mais dez estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os estados das regiões Norte e Nordeste não aderirão ao horário de verão. O horário de verão vai durar até o dia 19 de fevereiro de 2017.