Pular para o conteúdo
Cotidiano

Técnicos da Semadur debatem Plano de Coleta Seletiva com servidores do Ibama

Dia Mundial do Meio Ambiente
Arquivo -

Dia Mundial do Meio Ambiente

A Coleta Seletiva em esteve em discussão durante encontro com servidores e técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), nesta terça-feira, teve como tema central o processo coletivo e participativo da coleta seletiva. A iniciativa faz parte das ações da programação alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Durante palestra, a chefe da Divisão de Fiscalização e Políticas Sustentáveis da Semadur, Cristina Piccolo buscou sensibilizar os participantes quanto à importância do consumo sustentável e do serviço de coleta seletiva de resíduos domiciliares. Outro ponto importante foi a participação dos servidores que tiveram a oportunidade de questionar suas dúvidas e propor sugestões para melhorar ainda mais a qualidade da prestação do serviço.

“A Prefeitura de Campo Grande no processo de construção participativa do seu Plano de Coleta Seletiva tem buscado ouvir sugestões nos Conselhos Urbanos, na realização de encontros públicos de propostas e culminará esse processo com uma Conferência Municipal com ampla participação da sociedade civil prevista para outubro deste ano”, destacou Cristina.

O planejamento das ações futuras do serviço, prevendo um período de 20 anos, é uma forma de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. “A intenção é construir um meio ambiente mais saudável e sustentável”, explicou.

No encontro, a Engenheira Ambiental Sanitarista, Fernanda Olivo e o Engenheiro Ambiental, Mário César Junqueira aproveitaram a ocasião para apresentar um diagnóstico da situação atual da Coleta Seletiva em Campo Grande.

Segundo o técnico responsável pela Educação Ambiental do Ibama, Vicente Mota, o tema coleta seletiva deve estar presente no dia a dia das pessoas, principalmente quando o assunto é a destinação correta dos resíduos sólidos. “No Ibana, seguimos o decreto federal que define a separação de resíduos recicláveis e destinamos os produtos às cooperativas de catadores”, afirma.

Para Luiza Lopes, servidora do Ibama, a iniciativa de tornar o assunto coleta seletiva tema de discussão é importante porque amplia o comprometimento de todos. “É uma forma incentivar a todos para a divisão do lixo e a separação dos que é reciclável. Essa consciência tem que ser nossa, das empresas e o conhecimento de como fazer é o primeiro passo para saibamos desenvolver ações práticas”, frisou

Já para Nelson Taira, técnico administrativo, a discussão sobre a coleta seletiva coordenada pela Semadur beneficia a população que aprende a forma correta de buscar meios para a correta destinação do lixo, gerando a sustentabilidade. “Acredito que a disseminação das atividades da coleta seletiva vem somar nas nossas ações diárias”, afirma.

A Semadur segue com programação de atividades, realizando na próxima quinta-feira (9), às 19h e sexta-feira (10), às 8h, o 1º Simpósio Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável: um olhar integrado, no auditório 5 da Uniderp (Inscrições gratuitas e limitadas disponíveis no site da Semadur).

Em seguida:

21/06 – Terça-feira – 13h30min

1º Workshop: Apresentação de Propostas de Soluções para Coleta Seletiva e Resíduos Recicláveis – Realização Semadur/PMCG

Local: Auditório da UNIGRAN

23/06 – Quinta-feira – 8h30min

Palestra: Coleta de Resíduos Sólidos, Detalhamento de Propostas do “Adote uma lixeira” e exposição de artesanato com materiais recicláveis– Realização Semadur/PMCG

Local: Auditório da Infraero

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Yuri Alberto é vetado e Corinthians fica sem os principais atacantes do time

Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que diz a PGR nas alegações finais na ação da trama golpista

39º Bon Odori será realizado no próximo mês em Campo Grande

Síria anuncia cessar-fogo após nova onda de violência deixar dezenas de mortos

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Mulher é agredida e abandonada desmaiada em hospital de MS

Últimas Notícias

Polícia

‘Para lá eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

Luiz César estava condenado há mais de 120 anos de prisão

Cotidiano

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no estado

Cada empresa avaliará novas possibilidades e poderá redirecionar a produção para outros países.

Cotidiano

Volume de chuva em Campo Grande fica 41% abaixo da média histórica

Dados sobre volume de chuva foram divulgados pelo Cemtec-MS nesta terça-feira

Política

Vereadores mantêm veto parcial a programa de combate a jogos de azar e aprovam 92 projetos

Câmara Municipal de Campo Grande limpou a pauta antes do recesso parlamentar, que se inicia na quarta-feira (16)