Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Só vamos sair com o fim da corrupção’ prometem acampados na Capital

Principal pedido do grupo é o impeachment da presidente Dilma, o que pode levar meses
Arquivo -

Principal pedido do grupo é o da presidente Dilma, o que pode levar meses

Um grupo formado por cerca de 25 manifestantes estão acampados em frente ao prédio do MPF (Ministério Público Federal), localizado na Avenida Afonso Pena esquina com a Rua Dona Ambrosina, em , desde a última quinta-feira (17). Eles são a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e afirmam que só vão deixar o local após a saída dela do cargo. Outro alvo do protesto é a nomeação do ex-presidente Lula (PT) no cargo de ministro-chefe da Casa Civil.

O grupo vem se revezando hora a hora, conforme Mirian Gimenez, de 52 anos, funcionária pública, e pretende ficar no local até a presidente Dilma cair. Eles dizem acreditar que a Câmara aprovou o comissão especial do pedido de impeachment da presidente devido a pressão popular e por isso não vão parar.

“Vamos ficar aqui até a corrupção acabar”, disse Mirian. Questionado se isso não levaria muito tempo, haja vista que o processo de impeachment pode demorar ao menos 180 dias, a funcionário retificou o ‘prazo’ dos acampados.  “Nosso foco é quem está no governo. A gente fica aqui até ela cair”, frisou.

 Marithê Lopes / MidiamaxDesempregada há um ano, a cozinheira Rafaela da Silva, de 30 anos, acredita que com a mudança de governo a coias vão melhorar para ela e a família.

“Se a gente continuar acomodado não acontece nada. Só está havendo mudança porque estamos nos manifestando. Estou sem trabalho e não consigo, as empresas sé estão demitindo. Isso tem que mudar”, diz.

O grupo, que afirma não ter prazo para deixar o local, está acampado em algumas barracas no canteiro central da Avenida. Os manifestantes prometem um revezamento de pessoas em frente ao MPF até que o julgamento do impeachment tenha um resultado na Câmara Federal. 

Comissão

Por 433 votos favoráveis e um contra os deputados federais aprovaram a instalação da comissão especial do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O pedido da saída da petista se dá por suposto crime de responsabilidade foi apresentado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal.

Eram necessários pelo menos 342 votos para a instauração. Dois parlamentares sul-mato-grossenses, Carlos Marun (PMDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) fazem parte, como suplentes, da comissão composta por 65 integrantes. A solicitação foi aceita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em dezembro de 2015.

Posse 

O ministro Gilmar Mendes do STF (Supremo Tribunal Federal ) suspendeu nesta sexta-feira (18) a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Gilmar Mendes atendeu a um pedido liminar do PPS, em uma das 13 ações que chegaram ao Supremo ontem (17) questionando a posse de Lula.

Na mesma decisão, Mendes decidiu que os processos que envolvem Lula na Operação Lava Jato devem ficar sob a relatoria do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba. Ontem (17), Moro decidiu enviar os processos ao Supremo em função da posse do ex-presidente no cargo de ministro da Casa Civil, fato que faz com que Lula tivesse direito ao foro por prerrogativa de função.

Lula é investigado na Lava Jato por suposto favorecimento da empreiteira OAS na compra de uma cota de um apartamento no Guarujá e por benfeitorias em um sítio frenquentado pelo ex-presidente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

Volume de chuva em Campo Grande fica 41% abaixo da média histórica

câmara projetos salário

Vereadores mantêm veto parcial a programa de combate a jogos de azar e aprovam 92 projetos

Yuri Alberto é vetado e Corinthians fica sem os principais atacantes do time

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Bolsonaro vai ser preso? Entenda o que diz a PGR nas alegações finais na ação da trama golpista

Últimas Notícias

Brasil

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Contestações podem ser realizadas até 14 de novembro

Cotidiano

Mutirão da Casa Rosa realiza 153 atendimentos gratuitos em Campo Grande 

Ação realizou consultas médicas e exames preventivos de câncer de mama e próstata

Polícia

Justiça determina proibição de shows após às 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

No último dia 8, MPMS se manifestou sobre firmar um acordo que pode livrar o bar de uma ação judicial

Polícia

‘Para lá eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

Luiz César estava condenado há mais de 120 anos de prisão