Licenças também serão pagas
O Senalba (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de MS) informou na manhã deste sábado (20), que os pagamentos atrasados de vale transporte e licença à maternidade de 29 recreadoras dos Ceinf’s (Centros de Educação Infantil) serão depositados na segunda-feira (22).
O depósito será feito pela Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) e Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária será realizado, depois que o sindicato acionou o MPT (Ministério Público do Trabalho) cobrando o pagamento em caráter de urgência.
As profissionais chegaram a paralisar as ativdades durante seis dias, enquanto o Senalba articulava solução e denunciava o caso ao Ministério Público do Trabalho.
Uma nota da Prefeitura de Campo Grande, publicada na última quinta-feira (11), informava que os repasses haviam sido feitos para as entidades Omep e Seleta no dia 4 de agosto dos valores referentes aos salários, encargos trabalhistas e vale transporte.
De acordo com a prefeitura, tanto para a Omep como para a Seleta foram repassados mais R$ 2 milhões para o pagamento das despesas trabalhistas. Esses valores são informados pelas entidades e conferidos pela secretaria de educação, mês a mês, conforme a folha de pagamento, portanto não existem valores em aberto com as entidades.
Mas, conforme a publicação do Senalba, neste sábado, a Prefeitura efetuou o repasse financeiro para cobrir os valores, no final da tarde desta sexta-feira (19),
A informação foi confirmada pela Seleta e Omep, e Senalba orienta que na segunda-feira as profissionais carreguem os Vales-Transportes nos terminais. Caso ocorra o carregamento, as atividades serão retomadas normalmente.
PARALISAÇÃO
Sobre os dias parados, o sindicato entende que não devem ser descontados e inclusive já levou este posicionamento à Seleta e Omep. Se algum trabalhador tiver os dias descontados no holerite, deve procurar o jurídico do Senalba imediatamente.
A vice-presidente do Sindicato, Elenir Azevedo, enaltece a mobilização da categoria. “Sempre destacamos que a união faz a força, os trabalhadores e o sindicato mantiveram-se em constante diálogo no período de paralisação, essa articulação foi fundamental. Agradecemos o apoio de todos e continuamos atentos para atuar em defesa da categoria”, destaca.