Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sindicato confirma denúncia e diz que mortes por pneumonia preocupam

Hospital Regional teve 8 mortes em apenas 7 dias
Arquivo -

teve 8 mortes em apenas 7 dias

O SINTSS/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul) acompanha, “com preocupação”, a denúncia de que houve, em 7 dias, uma sequência de 8 mortes causadas supostamente por no Hospital Regional Rosa Pedrossian, em . A entidade diz ter recebido informação nesse sentido de funcionários do hospital, que também procuraram a reportagem do Jornal Midiamax.

Segundo o presidente do sindicato, Alexandre Costa, a situação é complicada, pois se a causa bacteriana for confirmada, o hospital será reincidente no problema, já que em 2003 foi investigado pelo surto de uma ‘super’ bactéria, responsável pela morte de pelo menos 32 pessoas.

Conforme funcionários, em uma semana, no fim de maio deste ano, 8 pacientes morreram em decorrência da doença, supostamente adquirida em leitos do HRMS. Eles temem pela própria saúde, já que a pneumonia é a sexta causa mais frequente de mortes em ambiente hospitalar e pode ser causada por microrganismos diferentes.

A reportagem do Jornal Midiamax conversou com os familiares de um paciente idoso que morreu no local no dia 1ª de junho e uma das causas na certidão de óbito é pneumonia. Os parentes dizem que ele contraiu a doença no estabelecimento.

Nos adultos, as causas mais frequentes e mais perigosas da enfermidade são as bactérias, como o Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus e Legionellae Hemophilus influenzae.

O presidente do Sindicato diz que a preocupação é não apenas com os pacientes internados, mas com os funcionários expostos durante a jornada de trabalho. O presidente ressalta que funcionários comentaram sobre as mortes, mas ainda não houve uma comunicação formal. 

“O que a gente quer deixar bem claro é que os funcionários que trabalham no Hospital Regional têm o maior zelo em cuidar dos pacientes, para que essas coisas (surtos) não aconteçam. Agora, a gente tem alertado o governo, principalmente com a questão do H1N1, mas a responsabilidade é da gestão, não dos trabalhadores que estão se expondo”, disse o presidente do SINTSS, que confirmou dar início a um levantamento das mortes, ainda nesta terça-feira (7).

Sindicato confirma denúncia e diz que mortes por pneumonia preocupamO Jornal Midiamax também procurou o Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), que afirmou não ter conhecimento das mortes e preferiu não se posicionar a respeito.

A assessoria de imprensa da SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que só deve se posicionar após investigação laboratorial a respeito das supostas mortes.

Desde a última sexta-feira (3), a equipe de reportagem tenta um posicionamento do HRMS, que apenas confirmou estar “investigando a situação”

O hospital fechou, recentemente, o Núcleo de Doenças Infecto Parasitárias, situação que, para médicos ouvidos pela reportagem, que pediram para não se identificar, acaba por prejudicar o combate a doenças provocadas por microorganismos como bactérias.

Surto em 2003

No ano de 2003, o HR foi alvo de investigação por causa de uma sequência de mortes provocados pela bactéria pseudomonas aeruginosa.

Pelas contas apresentadas à época por funcionários, naquele ano ao menos 130 pessoas morreram pela ação da bactéria.

O levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, porém, indicou que 32 pacientes teriam morrido por conta da disseminação da bactéria. O MPE (Ministério Público Estadual) abriu investigação na época, mas ninguém chegou a ser punido pelas mortes.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Últimas Notícias

Cotidiano

Viu a Marcela? Família oferece R$ 200 de recompensa por cachorrinha que sumiu no Jardim Aeroporto

A cachorrinha pertence a uma criança de oito anos, que está profundamente abalada com o desaparecimento do animal

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha