Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem sinal: Moradores do interior sofrem com internet e telefonia ‘péssimas’

Serviço atinge até a saúde da população
Arquivo -

Serviço atinge até a saúde da população

Você que mora em está satisfeito com sua internet ou com o sinal do seu aparelho celular? Agora imagina se morasse no interior, mais precisamente em Figueirão, a 250 quilômetros de Campo Grande. A situação é tão feia que o prefeito Rogério Rosalin chegou a encaminhar ofício para a Oi e para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), solicitando providências.

 “A falta de internet e a oscilação na está dificultando o atendimento na Unidade Básica de Saúde e no hospital do município. Não temos acesso ao sistema Sisaude, que registra todos atendimentos, e quanto a transferência de pacientes, muitas vezes não temos como pedir vagas em Campo Grande, cabendo a nós recorrermos a municípios vizinhos”, explicou a secretária municipal de saúde de Figueirão, Altair Avila.

Em resposta, a Oi disse que está “seguindo critérios técnicos, econômicos e de mercados rigorosos, realizando vultuosos investimentos na expansão da sua área de atendimento no Estado de Mato Grosso do Sul”. A resposta não atende em nada a população, que continua com problemas.

O morador de Figueirão, Alessandro Consolaro, confirma a dor de cabeça. Ele contou que o sinal era razoável até há algum tempo atrás, mas que a situação ficou complicada. “Arrebentou um fio, em decorrência de um raio. De lá para cá as pessoas estão reclamando que o sinal não é o mesmo. Eu, quando vou para um sítio, há 13 quilômetros, não tenho sinal”, reclamou.

Alessandro conta que a maioria da população do município está na zona rural e sofre com a falta de comunicação. “Eu não consigo falar com clientes que estão nas fazendas. Sinal de internet, então, é péssimo. As empresas vendem 10 gigas e não chega a um. Aqui só tem a OI, que é uma catástrofe”, protestou.

Em a reclamação é grande. Edson Moraes diz que três operadoras pegam, mas de maneira precária. O problema com a telefonia é grande, mas a reclamação maior é com a internet. “Tem promessa de passar para três gigas, mas nada até agora. O dia que chove é problema aqui”, relatou.

O vereador de Alcinópolis, Marcão (PMDB), também revela problemas por lá, onde só a OI funciona. “O sinal de telefone é razoável, apesar de pegar apenas na zona urbana. Na zona rural as pessoas recorrem a antenas. Agora, a internet do celular é péssima”, reclamou.

A Assembleia Legislativa chegou a fazer uma CPI para investigar os problemas na telefonia, o que levou as operadoras de telefonia que atendem o estado de Mato Grosso do Sul a assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto com a Defensoria Pública, a Assembleia Legislativa e Procon.

O acordo estabeleceu que as empresas devem investir R$ 100 milhões em dois anos para atender a demanda de serviços, incluindo a instalação de 400 novas antenas. O TAC também prevê a prestação detalha de informações sobre investimentos para a Assembleia Legislativa e mutirões presenciais para a resolução de cobranças indevidas e a divulgação das “zonas de sombra”, áreas com possível ineficiência do sinal. Pelo TAC, o consumidor terá que ser informado de locais onde não há sinal para a operadora.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional