Secretaria entrou com mandado de segurança para assumir Conselho
Segundo secretário, Conselho não teria cumprido o regimento
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Segundo secretário, Conselho não teria cumprido o regimento
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) entrou com um mandado de segurança para tentar garantir que a presidência do Conselho Estadual de Saúde fique com o grupo gestor da saúde no Estado.
O secretario estadual de saúde, Nelson Tavares, disse na manhã desta segunda-feira (6), durante a reabertura dos trabalhos da Caravana da Saúde, no HR MS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), que o Conselho não teria cumprido o regimento que devia passar a presidência, por alternância, para o grupo gestor.
“Não concordamos com isso. Não sei baseado em que eles disseram que não ia dar [a presidência]. Parece-me que sexta feira suspendemos a validade da reunião e já entramos com mandado de segurança para que eles deem posse a um membro do grupo gestor. Que é assim que a lei manda”.
O Conselho Estadual de Saúde é um órgão de deliberação coletiva, integrante da estrutura básica da Secretaria de Estado de Saúde, com a finalidade de possibilitar a participação da sociedade organizada na administração da saúde. É composto por 24 membros efetivos e igual número de suplentes, representantes do Governo, prestadores de serviço, trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde.
Sobre a possibilidade de ele, secretário, ser o representante do órgão gestor no conselho, Tavares afirmou que não faz questão de ocupar o posto.
“Eu na verdade não faço questão nenhuma. A indicação é do grupo gestor. Se eu for eleito, muito bem, se eu não for eleito, não tem importância. Tem que respeitar a lei. Porque se não respeitar e concordar e como ficam todas as outras coisas?”, questionou.
Conforme a SES, no ano de 2014 e 2015 a presidência foi ocupada por integrantes da classe usuária e trabalhador e novamente, neste ano, um usuário foi indicado para a presidência.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Camila Jara apresenta proposta para taxar milionários e isentar IR até R$ 5 mil
A proposta faz parte do pacote de projetos do Gabinete Compartilhado, composto de 6 congressistas
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.