Proposta será feita por meio de parcerias público-privadas

 

O governador (PSDB) informou que pretende levar para todo Mato Grosso do Sul em até 10 anos. A proposta, estimada em R$ 3,9 bilhões, vai funcionar por meio de PPPs (Parcerias Público-Privadas). O edital para a PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23).

“É um desafio de Mato Grosso do Sul tornar essa universalização do saneamento básico possível em 10 anos. Ela trará ganho de qualidade de vida a toda população. Vamos diminuir o ônus para população, que vai ter serviços de qualidade a um custo menor”, afirma Azambuja.

A (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul) tem hoje serviço de saneamento para 34% da população do Estado, com cobertura de até 49%. A proposta do governo pretende levar o saneamento a população de todas as 68 cidades atendidas pela Sanesul, a cerca de 1,7 milhão de pessoas.

Sanesul lança plano 'saneamento 100%' até 2026“Não temos dúvidas que será um grande processo. Se dependesse da União para fazer esse esgotamento sanitário ia demorar de 40 a 50 anos para fazer o serviço”, diz o secretário de Estado de infraestrutura, Marcelo Miglioli. Essa demora também ressaltado pelo governador, que ainda pontuou que, “um outro grande desafio agora para o Estado é a coleta e disposição de resíduos sólidos”.

As empresas precisam se cadastrar para implementar o saneamento, que será feito por meio de PPPs. A publicação do edital foi feita hoje na página 17 do Diário Oficial

O projeto não atende 11 municípios do Estado, que não são atendidos pela Sanesul. São eles: Bandeirantes, Bela Vista, Campo Grande, Cassilândia, Corguinho, Costa Rica, Glória de Dourados, Jaraguari, Paraíso das Águas, Rochedo e São Gabriel do Oeste.