Pular para o conteúdo
Cotidiano

Primavera vai ser de muito calor e pode ter tempestades com granizo

Temporada das flores deve ter chuvas irregulares
Arquivo -

Temporada das flores deve ter chuvas irregulares

A Primavera, temporada das flores, tem início exatamente às 10h21 desta quinta-feira (22), que começou ensolarada em Campo Grande. No começo desta manhã, os termômetros marcavam 16 °C, com previsão de calor durante o dia. E por falar de calor, a Primavera vai ser quente e com chuva dentro da média em Mato Grosso do Sul. 

A estação mais bonita do ano é a transição entre o inverno seco e a estação chuvosa do verão. Ocorrem mudanças no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do estado. As chuvas são mais intensas e frequentes. Tornam-se mais comuns as formações de nuvens carregadas, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ao começo da noite.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrão Filho, da Uniderp/Anhanguera, o fenômeno meteorológico La Niña não vai ter grande influência nesta ano, deixando as chuvas irregulares e compossibilidade de ventos forte e formação de granizo. Primavera vai ser de muito calor e pode ter tempestades com granizo

“No contexto da estação, há tendência da neutralidade em evolução para um La Niña o que não é bom para o Estado. O resfriamento das águas do Oceano Pacifico não favorece a evaporação que alimenta a umidade na Amazônia. Nem a direção dos ventos é favorável. Como consequência reduz a nebulosidade no centro-oeste que também pode produzir veranicos tornando as chuvas irregulares e mal distribuídas no Estado”, diz.

Chuvas

Conforme o meteorologista, na região sul do Estado espera-se valores dentro a acima das medias de pluviometria nos meses de outubro e novembro e dentro da media em  dezembro. No restante do Estado, modelos indicam tendência nas médias históricas.

Estas chuvas, com variações intensas podem provocar enchentes, inundações e transbordamentos. Os locais que exigem mais atenção são as bacias em Dourados, Rio Brilhante, Ivinhema, Angélica e no extremo sul entre Amambaí, Sete Quedas, , Iguatemi e

Na região central em Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana e Sidrolândia. Essas condições estão dentro de 80% de chances de ocorrer. Regiões norte e nordeste do Estado, contrastando, chuvas podem ocorrer abaixo da média.

Calor 

As temperaturas vão se elevar e podem ficar até 4 °C acima dos valores médios máximos absolutos em momentos de massa de ar seca e mais de cinco dias sem chuva, comuns nas regiões norte, oeste e leste e na região central.

Campo Grande, Corumbá, Ladário, Três Lagoas, Coxim e Sonora, Alcinópolis, Cassilândia e Pedro Gomes, devem apresentar temperaturas entre 37 e 40 °C em outubro e na primeira semana de novembro, caracterizando o mês mais quente do ano, mas não o mais quente na década, no Estado.

Umidade relativa do ar

A umidade relativa historicamente apresenta números aceitáveis desde o começo ao fim da primavera. Pode-se, ainda, esperar valores mínimos abaixo dos 30% em setembro e alguns dias no mês de outubro, muito raramente em dezembro.

Ventos

 
O encontro de massas de ar quente e frentes frias adentrando pelo sul do Estado nos meses de outubro e novembro, vem acompanhados de rajadas de ventos, algumas acima dos 50 km/h podendo chegar aos 80 km/h.

A região centro-sul, entre Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Amambaí e Sete Quedas, também no sudeste em Angélica, Ivinhema, Novo Horizonte e Naviraí, vão ser as mais expostas a estes eventos.

Estes sistemas associadas a ventos fortes devem trazer também, trovoadas, raios e granizos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina