Vendedores são orientados a regularizarem as atividades

Nesta manhã de terça-feira (5) uma equipe da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), com o apoio de quatro viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal), está retirando os dos terminais de transbordo de . Neste momento, eles estão no Terminal General Osório, na Avenida Coronel Antonino, região norte de Campo Grande.

Os vendedores estão sendo orientados a procurar a Agetran pedir autorização para comercializar nos terminais. A equipe, neste primeiro momento, não está apreendendo as mercadorias.

Os fiscais estão pedindo para os ambulantes se retiram do terminal de transbordo e regularizem rapidamente a situação junto ao órgão responsável. Nenhum representante do município quis falar com a imprensa, apenas ressaltaram o caráter ‘conscientizador' da ação. 

Segundo Ericson Lescano Junior, 28 anos, ambulante no Terminal Gal Osório, a operação é precipitada, pois está prevista audiência no Fórum no dia 15 deste mês sobre o assunto.

“Desde que inaugurou o terminal eu vendo salgado aqui e é minha única fonte de renda. Acho muito estranha essa operação e é uma atitude precipitada da Semadur”, critica Ericson.

Já a presidente da Associação de Vendedores Ambulantes dos Terminais de Transbordo, Custódia de Malaquias Gomes, 52 anos, a operação não deveria estar acontecendo porque os ambulantes estão amparados por uma lei de 20/03/2014 que autoriza os vendedores a trabalharem nos terminais da cidade.

A equipe pretende visitar todos os terminais ainda hoje para alertar os ambulantes a regularizarem a situação.

Segundo a Prefeitura informou, por meio da assessoria de imprensa,  o “decreto n. 12.676 de 03 de julho de 2015, que dispõe sobre a atividade de vendedor ambulante nos terminais de transbordo, estabelece que a competência da fiscalização é da Agetran.

A  ação foi acompanhada, segundo a prefeitura informou, por funcionários da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), que prestando apoio operacional.