Paralisação deve iniciar nesta quarta-feira (9)

Cerca de 4 mil funcionários da (Sociedade Caritativa e Humanitária) e (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) continuam aguardando o pagamento do salário e vale-transporte. Os trabalhadores pretendem paralisar as atividades na próxima quarta-feira (9) se os pagamentos não forem realizados. Em nota Prefeitura prometeu pagamento para funcionários da Omep para esta quarta-feira (9). Semed ainda deve enviar informações para fechamento da folha dos funcionários da Seleta. 

Se a paralisação for iniciada, cerca de 100 entidades, entre elas Ceinfs (Centros de Educação Infantil), Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e demais instituições educacionais que atendem a prefeitura, terão suas atividades prejudicadas ou nao funcionarão.

Em ofício enviado à Semed (Secretaria Municipal de Educação) e às duas entidades, o Senalba-MS (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul), que representa os funcionários, informa sobre a paralisação.

“Tendo em vista que vossas senhorias [Omep e Seleta] informam que não realizarão o pagamento do salário de outubro/16 tampouco fornecerão o vale transporte, por ausência de repasse do valor do convenio pelo Município de -MS, situação esta que vem se repetindo mensalmente e gerando prejuízo aos trabalhadores, notificá-los que os empregados procederão a paralisação por tempo indeterminado a partir das 6h do dia 9 de novembro de 2016 até que se regularize a situação”.

Na tarde desta terça-feira (8) o Secretário de Planejamento, Finanças e Controle, Disney de Souza Fernandes, informou que a apuração das informações dos funcinários da Ompe já foi feita e pagamento deve ser realizado nesta quarta-feira (9). A respeito dos trabalhadores lotados na Seleta, as informações do espelho da folha de pagamento, que devem ser enviadas pela Semed (Secretaria Municipal de Educação), estão sendo aguardadas.

Até o fechamento deste texto, a Semed não retornou com informações de quando as informações necessárias para o fechamento da folha de pagamentos dos funcionários da Seleta seriam enviadas à Seplanfic.

Montante

De acordo como presidente da Seleta, Gilbraz Marques da Silva, o atraso no salário atinge cerca de 1,9 mil terceirizados da entidade. Para colocar toda a situação dos empregados em dia, seria necessário um repasse de pelo menos R$ 3 milhões da Prefeitura.

“Não há diálogo com a Prefeitura. São três meses sem receber as verbas alimentícias. Deveria ter sido depositado no dia 2 deste mês. De forma que, se não for pago hoje, não temos outra alternativa além de parar”, informou.  

O drama dos terceirizados é mensal. O salário, que deveria ser pago no 5° dia útil, tem sido pago sempre com atraso. A situação é causada pela discordância nos repasses entre as entidades e a Prefeitura.

Em outubro, os funcionários só conseguiram receber o salário no dia 17, depois de mais de duas semanas de atraso. No mês seguinte, o atraso do repasse da Prefeitura, a greve dos bancários e a fusão entre o HSBC e o Bradesco também atrasou o acesso ao ordenado.

Reajuste Salarial

Além dos atrasos constantes, os trabalhadores da Omep e da Seleta sofrem com a falta de reajuste salarial há dois anos, informa a assessoria do Senalba-MS. O sindicato entrou na justiça para obter o direito. Segundo a assessoria a paralisação pretende chamar atenção das autoridades também sobre este assunto.

“Realizamos assembleias, passeatas e mobilizações, mas as entidades mantiveram-se inflexíveis. Diante da inércia patronal, em outubro o sindicato buscou o respaldo da justiça do trabalho, nossa expectativa é que a justiça seja feita e a categoria receba reajuste salarial, afinal o mercado financeiro cresce disparadamente enquanto os salários desses profissionais estagnaram”, explica Maria Joana Barreto, presidente do Senalba-MS.