Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura nega surto de meningite em Campo Grande

Dados da Sesau indicam 104 casos desde janeiro
Arquivo -

Dados da Sesau indicam 104 casos desde janeiro

Após a divulgação dos dados registrados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), que revelam 104 casos de meningite em Campo Grande desde janeiro, a Prefeitura nega que a Capital tenha um ‘surto’ da doença.

A administração municipal divulgou nota de esclarecimento nesta quarta-feira (5), e explica que “não existe evidências de casos que caracterize a existência de surto por meningites no município”.

A Sesau monitora todos os casos suspeitos e confirmados no município e as medidas de controle pertinentes são desenvolvidas. Com isso, se necessário fosse, a cadeia de transmissão da doença seria quebrada e eventuais casos secundários seriam interrompidos, impedindo surtos e epidemias. Informamos que a vacina contra para crianças está disponível na rede básica de saúde”, afirma.

Casos 

Na tarde do dia 28, o advogado Fabiano Jacobina Stephanini, de 43 anos, filho do desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Carlos Stephanini, morreu vítima da doença.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria, o advogado recebia tratamento na rede particular de saúde. Conforme os registros, apesar dos 104 atendimentos realizados desde o início do ano, não havia registro de óbito pela doença. Também não há dados que indiquem aumento significativo de meningite em períodos específicos.

Meningite

O Portal Saúde afirma que a meningite é um processo inflamatório das meninges, ou seja, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas, fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais preocupantes para a saúde pública, considerando a capacidade de transmissão da doença, a bacteriano apresenta maior gravidade. 

Os sintomas geralmente consistem em dores de cabeça intensas e repentinas, febre, náusea, vômito, fotofobia (baixa tolerância à luz) e enrijecimento do pescoço. Bebês e crianças são mais suscetíveis à doença.

No Brasil a meningite bacteriana se torna mais comum no inverno e a viral no verão. As vacinas são específicas e debem obedecer o calendário de vacinação da criança estabelecido de acordo com o Programa Nacional de Imunização. O tratamento é medicamentoso e definido depois de confirmado o tipo de meningite.

Recomenda-se que coleta de material para o diagnóstico etiológico, seja líquor, sangue ou outros, sejam feitas antes de iniciar o tratamento. A vacinação é considerada a maneira mais eficaz de limitar a disseminação da epidemia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Queda global do dólar e sinal de que Brasil não retaliará EUA impulsionam real

Rafinha chora ao anunciar a aposentadoria: ‘Hoje anuncio oficialmente o fim da minha carreira’

Prefeitura de Jardim contrata agência de publicidade por R$ 1 milhão

Projeto vetado há 7 anos previa mensalidade de monitorados por tornozeleira em MS

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Lula defende união de países da América do Sul para atuar contra “extremismos”

Últimas Notícias

Transparência

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Após início das obras, expectativa é que serviço seja finalizado em um ano e meio

Polícia

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

Suspeito estava escondido na casa da mãe na manhã desta segunda-feira (21)

Conteúdo de Marca

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Existem modelos tão raros, exclusivos e personalizados que nem mesmo um bilhete premiado da Mega-Sena seria suficiente para comprá-los.

Polícia

Jovem pede ajuda em UPA horas após ser baleado em conveniência

PM foi acionada para apurar o caso após o jovem dar entrada na UPA na tarde desta segunda-feira (21)