Suspeitas foram difundidas em grupos das redes sociais

Diversas mensagens de grupos, e de pessoas particulares, chegaram até à redação do Jornal Midiamax, afirmando que a prova do concurso para professores da (Secretaria Municipal de Educação), a ser realizada neste domingo (19), teria vazado para beneficiar candidatos. De acordo com os relatos, há áudios que confirmam as denúncias.

As mensagens vinham com um print de uma página do facebook criada para os participantes do certame que se chama “Concurso Professor MS 2013 SED/MS”. No print, um dos integrantes da página dizia: Pessoal acabei de receber um áudio em que dizem que a prova do concurso vazou e que existe pessoas da semed tendo a prova em mãos. Escolhendo quem terá acesso. A prova segundo isso vazou!!!!!! Espero que seja uma especulação.

A reportagem entrou em contato com a pessoa que divulgou a notícia na página do facebook, mas ele disse não poder fornecer o áudio e não quis se manifestar sobre o assunto.

No fim da manhã, o vereador Eduardo Romero (Rede) publicou em eu site oficial que teria encaminhado ofício na manhã desta sexta-feira (18), à secretária municipal de educação e ao gabinete do prefeito pedindo esclarecimento sobre as provas do concurso público para preenchimento de vagas na Semed. Entre os pontos questionados está a questão de segurança e sigilo das provas.

“A iniciativa de encaminhar o ofício para Semed surgiu depois que inscritos receberam informações em aplicativos de conversa via celular de que a prova poderia ter vazado, com objetivo de privilegiar alguns inscritos.”, diz o texto.

A assessoria de impresa da prefeitura aforma que tudo não passa de boato. “São boatos. Não possuem qualquer comprovação. Qualquer suspeita deve ser comunicado à Secretaria Municipal de Educação ou, ainda denunciar à policia”, diz a nota da assessoria.

O concurso

O edital (nº 01/01/2016) do Concurso público de provas e títulos para cargos de professor do quadro permanente da prefeitura municipal de - MS – Semed-2016 foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 22 de janeiro deste ano. O Concurso Público será executado com apoio operacional da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).

Os candidatos pagaram R$ 100 pela inscrição e ainda conforme o edital, exceto em casos de carências e doares comprovados de medula, o valor pago pela inscrição não será devolvido. Exceção apenas em caso de cancelamento do certame, por decisão da Administração Municipal. A inscrição foi realizada somente pela internet, no site www.fapec.org/concurso.