Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Prefeitura’ inicia contatos com empresas para descarte de vidros

Com sede em Presidente Prudente (SP)
Arquivo -

Com sede em Presidente Prudente (SP)

A partir da grande demanda no descarte de vidros, a Prefeitura de , por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), está buscando soluções ambientalmente corretas para o descarte deste material e que, ainda, irão gerar renda para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Mostra disso é o diálogo estabelecido com empresas que demonstraram interesse em se instalar na Capital, oferecendo oportunidades de emprego além de propiciar aos catadores a justa comercialização e descarte dos vidros, um material altamente reciclável e lucrativo quando descartado e destinado de forma responsável. 

A Recividros, com sede em Presidente Prudente (SP), foi uma das empresas que manifestaram interesse em atuar no mercado local e se estabelecer na Capital. Ela já está realizando o trabalho de de cerca de 40 toneladas dos vidros, junto às cooperativas de materiais recicláveis e outros grandes geradores. “Há um grande interesse em nos estabelecermos em Campo Grande, pois sabemos do potencial industrial da cidade e na necessidade de comercialização dos vidros, pois já atuamos nessa área e sabemos do grande potencial deste mercado. Os vidros que antes estavam parados nas cooperativas e em outros locais, já estamos conseguindo encaminhar para a correta reciclagem e aproveitamento de todo o material”, destacou Alcides José de Souza, sócio-proprietário da empresa.

Processo de reciclagem de vidros

O processo de reciclagem do vidro tem início a partir da separação, pela população, e destinação do material para a coleta seletiva. O vidro é recolhido e levado para reciclagem, posteriormente separado por cores e tipos. Por último, o material é lavado, para retirar os rótulos e triturado para facilitar sua liquefação. Depois de liquefeito, torna-se novamente matéria-prima para as indústrias.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Rui Nunes, enfatiza a importância da correta destinação dos vidros e a busca por soluções quanto ao descarte em Campo Grande. “Por determinação do prefeito Alcides Bernal, estamos trabalhando na busca por soluções que sejam condizentes com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Por meio de uma gestão participativa, estamos construindo mecanismos que envolvam a sociedade que produz o resíduo e, a partir dela, dando a destinação ambientalmente correta. Deste modo, minimizamos possíveis impactos ambientais e incentivamos a educação e conscientização da população”, destaca.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carreta carregada com carne tomba no trevo de anel viário em Nova Andradina

Liderada por sul-mato-grossenses: entenda papel da comissão que pode reverter ‘tarifaço’ de Trump

Ataques israelenses matam pelo menos 25 palestinos que buscavam ajuda em Gaza

Bandeira da Índia em Nova Delhi.

Indiano é preso após alegar ser embaixador de nações fictícias

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Aposentada de MS que teve desconto indevido no INSS será ressarcida em dobro

Últimas Notícias

Transparência

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

Empresa J. C. B. Miranda LTDA será a responsável pela obra

Cotidiano

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Árvore de grande porte começou a pegar fogo há cerca de uma semana e permanece queimando

Cotidiano

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

As interdições são realizadas em razão de eventos, como festas julinas

Música

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Depois de Lady Gaga e Madonna, Britney Spears pode ser a próxima grande estrela pop a se apresentar nas areias da praia de Copacabana; entenda