Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeitura aguarda notificação para chamar terceirizados da assistência social

Ao todo, 914 profissionais serão recontratados
Arquivo -

Ao todo, 914 profissionais serão recontratados

Após decisão judicial que determinou a retomada de serviços de assistência social da Capital, a Prefeitura de informou que a recontratação dos funcionários Sociedade Caritativa e Humanitária (Seleta) e da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (Omep) dependem apenas do município ser oficialmente notificado da decisão.

Assim, o restabelecimento de serviços sociais desempenhados em CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e CETREMI (Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante) ocorrerá tão logo a notificação for entregue, conforme comunicou a assessoria de imprensa. De acordo com a Prefeitura, a convocação deverá ser imediata, com retorno das atividades no contraturno.

Na noite da quarta-feira (21), o prefeito Alcides Bernal (PP) publicou um vídeo em seu perfil no Facebook no qual comunica a decisão proferida pelo juízo da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. Bernal explica que a decisão refere-se apenas aos convênios e trabalhadores que efetivamente desenvolvam atividades em entidades assistenciais, tais como abrigos e asilos. Na publicação, o prefeito revela, ainda, que “as demais disposições da decisão, que não abarquem esses direitos, deverão permanecer incólumes, até eventual superveniência de decisão em contrário”.

De acordo com a Prefeitura, dos 4,5 mil terceirizados que foram desligados da Prefeitura, apenas 914 profissionais, que atuavam diretamente com assistência social, voltarão a trabalhar com a retomada, até janeiro de 2017, dos convênios com a . Os contratos a serem retomados se referem a trabalhadores que ganham entre um salário mínio até R$ 2.200 – valor referente ao técnico de nível superior (assistente social).

Dentre estes, 19 serão designados aos Cras, 4 aos CCI (Centros de Convivência do Idoso), 5 aos CC (Centros de Convivência), 3 aos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), 1 no Centro-Dia, 1 no Centro-Pop, 1 no CMU Picolé, 4 no UAI (Unidade de Acolhimento Infantil), 1 na Residência Inclusiva (presta atendimento a pessoas com deficiência), 1 na CPA (Central de processamento de Alimentos), 1 na Cecapro (Centro de Capacitação Profissional), além de ONGs conveniadas, 3 conselhos tutelares e na sede da SAS.

Decisão judicial

A Justiça de Mato Grosso do Sul determinou na tarde da quarta-feira (21) que serviço de assistência social da Prefeitura de Campo Grande, desempenhado por funcionários da OMEP e SELETA sejam retomados. Na semana passada, a Justiça tinha determinado a demissão de 4,2 mil funcionários das duas entidades.

De acordo com o desembargador, apesar de haver fundamentos concretos que dão suporte à medida adotada anteriormente pela Justiça, a decisão afetas aos direitos sociais devem ser mantidas. A decisão traz que a medida é consequência da inércia da Prefeitura da Capital – que diante ao problema dos terceirizados teria “cruzado os braços” e que a primeira sentença, que determinou as demissões, “cria uma série de problemas de improvável reparação, uma vez que milhares de funcionários acabarão demitidos, e as funções sociais por eles exercidas estariam seriamente comprometidas, multiplicando o caos social que se instalaria”.

(Matéria editada às 12h15 para acréscimo de informações)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)