Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prefeito tem um dia para exonerar 346 servidores nomeados e evitar multa

Júnior Vasconcelos diz que não vai demitr todos
Arquivo -

Júnior Vasconcelos diz que não vai demitr todos

Vence nesta quarta-feira (20) o prazo sugerido pelo MPE (Ministério Público Estadual) para que o prefeito Júnior Vasconcelos (PSDB), de , município a 258 quilômetros de , comprove a de 346 servidores nomeados. Essa é parte de uma determinação judicial expedida no início do mês, que prevê multa ao gestor público em caso de descumprimento.

No dia 6 de julho, a juíza Rosângela Alves de Lima Fávero, que atua em substituição na 1ª Vara da Comarca, estabeleceu prazo de 48 horas para rescisão de 346 contratos temporários de servidores da administração municipal nomeados. A decisão ainda previu cinco dias para apresentação de um organograma dos cargos comissionados e comprovação de nomeações referentes a candidatos aprovados em concurso público.

Embora ainda recorra dessa determinação junto ao TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o prefeito de Fátima do Sul também buscou uma saída conciliada com o promotor Romão Avila Milhan Junior. Na segunda-feira (18), o representante do MPE solicitou ao juiz da 1ª Vara da Comarca novo prazo para o gestor municipal comprovar ter atendido as exigências judiciais. A data limite é amanhã.

Em nota encaminhada ao Jornal Midiamax na manhã desta terça-feira (19), o procurador jurídico da Prefeitura de Fátima do Sul, Fábio Carvalho Mendes, informou que esse pedido de mais prazo foi um meio de evitar problemas na execução dos serviços públicos da administração municipal.

“O prefeito preocupado com a interrupção dos serviços públicos disponibilizados a população de Fátima do Sul como saúde e educação, já que a grande quantidade dos servidores lotados nessas secretarias são contratos, justamente em decorrência da inexistência de candidatos aptos derivados do último concurso público, município e Ministério Público se reuniram e decidiram pela flexibilização da ordem judicial”, pontuou. “A ordem de rescisão dos contratos temporários não foi cancelada, porém será apresentada, nos próximos dias, a justificativa e necessidade de cada um deles, de modo que somente aqueles, que não forem considerados indispensáveis serão rescindidos”, acrescentou.

Quando acionou a Justiça, o MPE mencionou que a Prefeitura de Fátima do Sul não havia feito adequações contidas num TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em 2014. O promotor apontou o número crescente de servidores nomeados, com contrato temporário, que de janeiro a julho deste ano saltou de 135 para 346, em pleno ano eleitoral.

Esse salto na quantidade de nomeações ocorreu justamente depois que a 1ª Vara da Comarca já havia determinado corte, motivo pelo qual foi determinado bloqueio de R$ 235.870,00 das contas do município. Essa penhora, no entanto, foi derrubada por decisão do TJ-MS, acionado pelo prefeito de Fátima do Sul novamente agora, para reverter a decisão de 1ª instância e evitar as exonerações e a multa que lhe são exigidas. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
inocencia

Empresa abre vagas para obras e ‘construção pesada’ em Inocência

Homem é preso após atirar para o alto e resistir à abordagem policial em Dourados

Carmen

Homem matou namorada trans para não assumir relação, diz polícia

VÍDEO: Durante perseguição, PM apreende mais de 2 t de maconha em carros furtados

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

SC avança em restrições a criação de pit bulls; veja quais são as regras em MS

Últimas Notícias

Esportes

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Jogando com um Maracanã lotado, foi o Flamengo quem ditou o ritmo desde o apito inicial

Esportes

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Operário ocupa a sétima posição na tabela e tem poucas chances de classificação

Polícia

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Jovem disse que pegou duas malas com drogas em Corumbá e receberia R$ 1 mil pela entrega em SP

Política

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

Senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores)