Portaria determina desativação de unidade militar em Corumbá

Efetivo de Forte Coimbra  também será reduzido

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Efetivo de Forte Coimbra  também será reduzido

A data ainda não está definida, mas o Comando do Exército já decidiu pela desativação da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira em Corumbá. A 3ª Companhia de Fronteira de Forte Coimbra deverá ter seu efetivo atual reduzido para se transformar em pelotão. 

Conforme o site Diário Corumbaense, também está determinada a desativação da 18ª Companhia de Comunicações de Fronteira, sediada em Corumbá e subordinada à 18ª Brigada.

“No dia 23 de maio foi publicada uma portaria do comandante do Exército determinando estudos para desativação do Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. Duas portarias subsequentes desativavam a Companhia de Comando da Brigada e a 18ª Companhia de Comunicações de Fronteira”, disse o general de brigada João Denison Maia Correia, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. 

Segundo ele, quanto ao Forte de Coimbra, ainda é um estudo, não tem nenhum documento oficial. Mas, o fato é que diante do cenário de transformação pelo qual o Exército está passando, em um estudo interno do Comando Militar do Oeste (CMO), analisou-se a possibilidade de reduzir o efetivo de Forte Coimbra de uma companhia para um Pelotão Especial de Fronteira. 

O general avaliou que ao desativar a 18ª Brigada em Corumbá, o Exército Brasileiro não está deixando a fronteira Oeste do Brasil desguarnecida. “Esse comando podia estar sediado em Campo Grande, Cuiabá, que não faria diferença, ou em Forte Coimbra como já esteve em períodos históricos. O posicionamento do Comando não interferiria na eficiência do cumprimento da missão, que o 17º Batalhão de Fronteira vem cumprindo nessa área”, disse.  “O efetivo continua considerável. Talvez serão 150 ou 200 a menos. Só o 17º BFron tem efetivo que beira 700 homens. Um percentual considerável ainda permanecerá na guarnição”, pontuou.

Com um patrimônio considerável em Corumbá, o Exército poderá transferir muito de sua estrutura para a posse do 17º Batalhão de Fronteira. É o que indicam os estudos feitos pela 18ª Brigada, prestes a ser desativada.

Em julho do ano passado, a Prefeitura de Corumbá doou uma área, na região do Anel Viário, para o Exército construir uma nova sede da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, que passaria a contar com as Companhias de Comunicação Mecanizada e a de Polícia do Exército. Esse terreno deve ser devolvido.

Conteúdos relacionados

tempo