Pular para o conteúdo
Cotidiano

Portaria determina desativação de unidade militar em Corumbá

Efetivo de Forte Coimbra  também será reduzido
Arquivo -

Efetivo de Forte Coimbra  também será reduzido

A data ainda não está definida, mas o Comando do Exército já decidiu pela desativação da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira em . A 3ª Companhia de Fronteira de Forte Coimbra deverá ter seu efetivo atual reduzido para se transformar em pelotão. 

Conforme o site Diário Corumbaense, também está determinada a desativação da 18ª Companhia de Comunicações de Fronteira, sediada em Corumbá e subordinada à 18ª Brigada.

“No dia 23 de maio foi publicada uma portaria do comandante do Exército determinando estudos para desativação do Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. Duas portarias subsequentes desativavam a Companhia de Comando da Brigada e a 18ª Companhia de Comunicações de Fronteira”, disse o general de brigada João Denison Maia Correia, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira. 

Segundo ele, quanto ao Forte de Coimbra, ainda é um estudo, não tem nenhum documento oficial. Mas, o fato é que diante do cenário de transformação pelo qual o Exército está passando, em um estudo interno do Comando Militar do Oeste (CMO), analisou-se a possibilidade de reduzir o efetivo de Forte Coimbra de uma companhia para um Pelotão Especial de Fronteira. 

O general avaliou que ao desativar a 18ª Brigada em Corumbá, o não está deixando a fronteira Oeste do Brasil desguarnecida. “Esse comando podia estar sediado em , Cuiabá, que não faria diferença, ou em Forte Coimbra como já esteve em períodos históricos. O posicionamento do Comando não interferiria na eficiência do cumprimento da missão, que o 17º Batalhão de Fronteira vem cumprindo nessa área”, disse.  “O efetivo continua considerável. Talvez serão 150 ou 200 a menos. Só o 17º BFron tem efetivo que beira 700 homens. Um percentual considerável ainda permanecerá na guarnição”, pontuou.

Com um patrimônio considerável em Corumbá, o Exército poderá transferir muito de sua estrutura para a posse do 17º Batalhão de Fronteira. É o que indicam os estudos feitos pela 18ª Brigada, prestes a ser desativada.

Em julho do ano passado, a Prefeitura de Corumbá doou uma área, na região do Anel Viário, para o Exército construir uma nova sede da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, que passaria a contar com as Companhias de Comunicação Mecanizada e a de Polícia do Exército. Esse terreno deve ser devolvido.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tiroteio em Capitán Bado deixa dois mortos e um veículo incendiado

Campo-grandense relata atraso de mais de uma hora para entrar em estádio do Corinthians: ‘Não dá certo’

Bebê morre asfixiado ao lado da mãe durante o sono em MS

Aposentados

Aposentados vão ao Parque dos Poderes em novo protesto contra desconto de 14%

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Apagão da Claro deixa clientes sem sinal em Campo Grande e em regiões de MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Programa que paga produtores para conservar o Pantanal abre inscrições nesta sexta-feira

As inscrições para o programa que remunera produtores rurais que preservam o Pantana abrem nesta sexta-feira (18) e vão até 20 de agosto

Brasil

Para 61%, Lula representa melhor o Brasil do que Bolsonaro, diz pesquisa

Reação do governo Lula ao tarifaço de Trump teve efeito positivo

Polícia

Foragido por estupro de vulnerável é preso em Cassilândia

Homem estava escondido na zona rural da cidade

Polícia

Alvo da PF em operação contra grupo que mantinha paraguaios em escravidão é preso em MS

A prisão ocorreu em Eldorado