Produção rural e economia foram prejudicadas em

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul decretou nesta terça-feira (13) situação de emergência no município de Japorã, a 466 quilômetros ao sul de Campo Grande. De acordo com um parecer da Estadual, o município vem sofrendo com chuvas intensas, que danificam ruas, avenidas, bueiros e estradas.

Segundo o decreto, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), diversos serviços públicos do município e do Estado foram afetados, como as aulas da rede municipal e estadual de ensinos que estão paralisadas, bem como os atendimentos das UBS dos distritos de Jacareí, Aldeia Porto Lindo e Projeto Assentamento Tagros.

Os danos nas vias de escoamento de produção também prejudicaram a venda dos produtores rurais de leite e de toda a safra agrícola do município, principalmente a mandioca, o milho e hortifrutigranjeiros.

Os altos índices de chuvas vêm sendo contabilizadas em Japorã há meses pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que repassou as informações à Defesa Civil Estadual. Durante 180 dias, o governo estadual deverá intervir no município, arrecadando recursos e fornecendo pessoal para reparar os danos estruturais.

(Sob supervisão de Ludyney Moura)