Tráfego no local está em meia pista

A ponte do  que fica na BR-267 no km 347, entre Rio Brilhante e Maracaju, interditada para trânsito de veículos de cargas na última segunda-feira (07) não tem previsão de liberação. Segundo engenheiro do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), responsável pelo trecho, Rafael Farias, um pilar de sustentação cedeu e a obra aguarda avaliação de um especialista em pontes de Brasília.

A coordenação da Defesa Civil do município recebeu informação que havia problemas estruturais no local. O DNITT foi ao local. “Nós estivemos no local e constatamos que o pilar ruiu, mas pela estrutura, ela suporta o tráfego na outra pista. Agora, aguardamos a chegada de um especialista em pontes que vem de Brasília, já que a ponte é federal, para ver a solução”, explica o engenheiro.

Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a passagem está permitida apenas para veículos de passeio e em meia pista. “Um fiscal de campo está no local. Os motoristas precisam reduzir a velocidade no local, parar e esperar porque só está passando um veículo por vez. E, se o rio subir vamos ter que interromper totalmente o tráfego”, afirma.

Rafael explica que o desvio para os condutores de caminhões e carretas que vêm de Dourados é seguir pela rodovia estadual em Maracaju, ou pela BR-163.

Não foi a primeira vez que a ponte construída em 1962 teve problema. “Em 2005 teve um problema de estrutura também, mas nas cabeceiras. O nível do rio subiu acima da ponte. As cabeceiras precisaram ser recuperadas na época”, disse.  

O engenheiro não soube informar o valor da obra, e quanto será preciso para recuperá-la. “O especialista deve chegar até o fim da semana e avaliar o que será preciso para solucionar o problema”, cita.