Pular para o conteúdo
Cotidiano

Polícia Federal conclui que houve vazamento do Enem 2016, afirma MPF

MPF já recomenda que as notas não sejam utilizadas
Arquivo -

MPF já recomenda que as notas não sejam utilizadas

O MPF (Ministério Público Federal) afirmou nesta quinta-feira (1) que um relatório da Polícia Federal (PF) confirma o vazamento das provas do (Exame Nacional do Esino Médio). A PF, por meio do documento que conclui um inquérito, declara que “as provas do primeiro e do segundo dia do exame, além da redação, vazaram antes do início da aplicação para, pelo menos, dois candidatos”. As informações são do jornal Globo.

“Segundo o MPF, no texto a PF expressa sua convicção de que houve crime de estelionato qualificado. No domingo 6 de novembro, segundo dia de provas do Enem, candidatos foram presos no Ceará e no Amapá flagrados com o tema da redação. Em Fortaleza, a polícia encontrou no bolso de um homem de 34 anos o tema e um texto pronto para ser transcrito. Ele ainda recebeu o gabarito pelo celular e usou também ponto eletrônico na sala do exame”, afirma a reportagem.

Já em Mapacá, um homem, 31 foi detido após deixar o local de prova e confessou que “sabia previamente o tema da redação”, conforme explica o jornal.A polícia encontrou, junto com ele, um texto com o tema ‘intolerância religiosa’, aplicado no Exame a quase 6 milhões de candidatos em todo o país. O procurador da República Oscar Costa Filho irá detalhar os detalhes da investigação ainda nesta tarde, mas o MPF já recomendou que as notas da redação não sejam utilizadas.

“Uma quadrilha organizada nacionalmente teve acesso antecipado às provas. Isso compromete a lisura do exame e a própria credibilidade da logística de segurança que vem sendo aplicada”, afirmou o procurador.Ele ainda declarou que o relatório, na íntegra, além de peças do inquérito serão adicionados ao recurso do MPF que já tramita no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE), conforme explicou o Globo.

Após a análise de celulares apreendidos, segundo o MPF, “concluiu-se que os candidatos receberam fotografias das provas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação antes do início do exame”.A nota ainda afirma que a polícia declara que os candidatos tiveram acesso à “frase-código” da prova rosa, ‘o que permitia que candidatos que deveriam fazer provas diferentes da rosa pudessem preencher o cartão de respostas de acordo com o gabarito transmitido pela quadrilha, não importando a cor da prova que o candidato tenha recebido no exame, já que a frase-código é o que legitima a correção conforme a cor referente à frase’, explica o jornal.

“Tanto o gabarito quanto a frase-código foram divulgados antes do exame, o que garante a responsabilidade de afirmar que houve vazamento da prova”, explica o documento.

Para a PF mesmo com a prisão de dois candidatos em operações policiais diferentes, ‘eles receberam exatamente as mesmas fotografias com gabaritos das provas, porém de intermediários diferentes, o que indica que a origem do vazamento é a mesma’.Já com relação à Redação do Enem, a perícia da PF identificou que os candidatos presos buscaram no Google sobre o tema da redação a partir de 9h38 do dia 6 de novembro, ‘indicando que tiveram acesso ao tema antes do início da aplicação das provas’.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
luiza cpi auditores

“Material falso”, diz Luiza após auditor confirmar incoerência em avaliação sobre ônibus

Morre ladrão baleado em confronto durante fuga da PM em Campo Grande

aposentadoria inss

TCU dá 15 dias para Ministério e INSS informarem apuração sobre responsáveis por fraude

Suspeito de matar ‘Gordinho’ no Santo Eugênio vai continuar preso em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Patrola manipulou proposta de concorrente desclassificado em licitação da Agesul

auditor sistema consórcio

Consórcio Guaicurus paga sistema que deu nota ‘excelente’ para os ônibus de Campo Grande

VÍDEO: Cardeais se fecham na Capela Sistina e iniciam votação por novo Papa

Ladrão é baleado em confronto com a polícia durante fuga com carro roubado em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

CCJ suspende ação do golpe contra Ramagem, o que pode beneficiar Bolsonaro

Decisão não é definitiva e precisa passar pelo crivo do plenário da Câmara

Cotidiano

Quer adotar um pet? Subea realiza feira de adoção na Praça Bolívia este domingo

O foco será conseguir um lar para cães e gatos adultos, que possuem maior dificuldade de adoção

Polícia

Armas que teriam sido usadas em homicídios são apreendidas com suspeito em Campo Grande

A prisão do suspeito ocorreu quando uma equipe da DHPP investigava quatro homicídios ocorridos em Campo Grande entre 2024 e 2025

Política

‘Desrespeitou essa comissão’, diz deputado de MS após Marina Silva faltar reunião

Marina Silva diria o porquê participou de ato indígena que teve tentativa de invasão ao Congresso