Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pode ou não pode? Cliente reclama de lanchonete que cobra para cortar sanduíche

Conta mais cara para dividir porção de batata também provoca queixa
Arquivo -

Conta mais cara para dividir porção de batata também provoca queixa

Você vai a lanchonete e decide dividir o lanche com um amigo. Pode cortar no meio? Sim, mas é cobrado. Uma consumidora de foi a uma lanchonete e precisou pagar para dividir o lanche no meio. Ela se queixou na internet, onde costumam parar as reclamações de todo o tipo, mas há pouco o que fazer, além de deixar de ser cliente do local. Segundo Procon/MS (Superintendência de Proteção e Defesa do ) e Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Mato Grosso do Sul), a cobrança só pode ser considerada abusiva, se não for informada no cardápio.

Em outra postagem, um cliente reclama de outra lanchonete  que cobra R$ 5 para ‘dividir a batata frita’ . Segundo os especialistas na área, é dever do fornecedor informar o que será cobrado, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Se dividir um lanche será cobrado R$ 2,00, por exemplo, a cobrança precisa estar informada no cardápio. Ainda segundo a superintendente do Procon/MS, Rosimeire Cecília da Costa, “as relações de consumo se firmam na boa fé contratual”. Por isso, a importância da informação.

Pode ou não pode? Cliente reclama de lanchonete que cobra para cortar sanduíche“Cobrar uma taxa pelo simples fato do pão ser cortado é ilegal, é abusiva. É um direito do consumidor, se ele está pagando, na prática, vai do bom senso do empresário dividir ou não. Mas, cobrar é diferente. Ele mesmo podia ter pedido uma faca e cortar. Tanto faz”, afirma o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da OAB/MS.

Os fornecedores, neste caso as lanchonetes, têm custo, mas precisa informar ao consumidor. “Tudo é custo para comerciante, mesmo para dividir um lanche, vai usar uma faca, vai colocar em outra embalagem. Mas, ele precisa avisar, isso é o importante. Não pode sonegar informação, nisso ele peca”, explica Rosimeire.

Ainda de acordo com a superintendente, os fornecedores “têm uma certa liberdade contanto que preserve a informação adequada para o consumidor”.

O mesmo vale para a batata. Se vai cobrar pela divisão, precisa avisar no cardápio, o que foi feito por uma das lanchonetes indicadas na postagem, que informou no cardápio o valor cobrado.

“Nós vendemos diferentes tamanhos de batata, de 300g a 2,5 kg. Às vezes vem mais de 10 pessoas pedindo para dividir uma batata grande, mas com cheddar e bacon em cima de cada prato. Venhamos e convenhamos. Ele paga a mais porque vai produto a mais, vai cheddar e bacon a mais”, explica o proprietário do estabelecimento.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato pelo telefone com a lanchonete que cobrava para cortar o lanche e foi informada pela gerência que, embora exista a informação da cobrança de uma taxa para que o lanche dos clientes seja dividido, o serviço nunca foi taxado.

“Tem a informação no cardápio, mas só colocamos porque muitos clientes esperam o lanche chegar na mesa pra depois pedir pra cortar. Às vezes na correria isso acaba atrapalhando, mas quando o cliente pede o serviço é feito de graça”, afirma a gerente. 

Serviço

O consumidor que passar por problemas parecidos pode recorrer ao Procon/MS. Fotografias e vídeos são importantes neste caso, porque, segundo o Procon/MS, servem de prova.

O órgão funciona na Rua 13 de Junho, 930, Centro. O disque-denúncia é 151. Caso aconteça um crime de consumo, o cliente pode procurar a Decon (Delegacia de Polícia de Defesa do Consumidor), que fica no mesmo prédio do Procon/MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Santos confirma jogo contra o Juventude para o MorumBis após acordo com São Paulo

PM condenado por venda de arma é nomeado para chefiar secretaria de Nova Alvorada do Sul

Chefe da Otan diz que tarifas de Trump contra Rússia têm Brasil, China e Índia como alvo

Cantores sertanejos doam violões autografados para leilão em apoio à Santa Casa de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Ex-ministro ameaçado de prisão por Alexandre de Moraes será homenageado pela Câmara de Vereadores

Últimas Notícias

Polícia

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

O homem foi atingido por um disparo na mão e outro na perna

Política

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Novamente golpistas tem usado foto de perfil e nome da senadora Soraya Thronicke (Pode) para cometer crimes

Trânsito

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Manoel Mello morreu na tarde desta terça-feira

Mundo

Dólar à vista cai 0,47% com negociação sobre tarifas no radar

Possível negociação entre Brasil e EUA influenciou na perspectiva dos investidores