Cidade está localizada no coração do Pantanal

A cidade de , conhecida como Pérola do Pantanal, comemora aniversário de 238 anos nesta sexta-feira (2). Localizada na fronteira oeste, o município possui população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 22.228 habitantes. 

Ladário é uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul e mantém tradições como o Carnaval, o banho de São João nas águas do Rio Paraguai e a Festa de sua Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios.

O município foi fundado em 2 de setembro de 1778. Por ordem de Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, administrador da província de Mato Grosso, o sertanista João Leme do Prado, estabeleceu-se em Albuquerque Velho (atual Corumbá).

'Pérola do Pantanal', Ladário comemora aniversário de 238 anosA cidade ganhou a sua emancipação político-administrativa tornando-se município autônomo durante o Governo de Fernando Correa da Costa em 1953, tendo a sua economia baseada diretamente na pecuária, na pesca, no turismo e mineração.

Em 2010 o município passou a participar juntamente com Corumbá do CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), reconhecido como detentor de uma parte da mina de Urucum.

Os atrativos culturais de Ladário, como o Sítio Arqueológico, a Casa do Artesão e o Pátio Ferroviário resgatam a história da cidade e a reavivam na memória dos moradores e visitantes.