Nomeação foi feita nesta quarta-feira
Em uma data de feriado nacional católico, nesta quarta-feira (11), em que se celebra o dia de Nossa Senhora aparecida, padroeira do Brasil, o Papa Francisco nomeou o padre Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus (AM). O anúncio foi divulgado no “L’Osservatore Romano” – órgão oficial de comunicação do Vaticano.
Pe. Edmilson nasceu no dia 3 de dezembro de 1967, em Corumbá (MS). Fez sua profissão religiosa 31 de janeiro de 1988 na Sociedade de São Francisco de Sales (salesianos) e foi ordenado sacerdote 07 de dezembro de 1996. Frequentou o curso de Filosofia na Universidade Católica “Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS), e cursou teologia no Instituto Teológico “Pio XI”, em São Paulo (SP).
Pe. Tadeu é formado em Educação, participou de cursos de pós-graduação de acompanhamento espiritual, ética sexual e espiritualidade salesiana. No decorrer do ministério sacerdotal ocupou os seguintes cargos: Contra-Mestre de Noviços (1997); Diretor do Instituto “São Vicente” (Aspirantado), em Campo Grande (2000); Diretor do Colégio Salesiano de Lins-SP (2002) e Diretor do Instituto Teológico “Pio XI” em São Paulo (2005-2008).
Ele também foi vice-Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, com sede em Campo Grande (2008-2014); Diretor do pós-noviciado, Campo Grande (2010-2014); Diretor da comunidade religiosa de Corumbá, Diretor Pedagógico da Faculdade “Santa Tereza” (2013-2014); Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campo Grande (2014) – até os dias atuais e até o momento, Diretor da Comunidade Salesiana – Paulo VI, em Campo Grande (nomeado em 2016).
Para o Inspetor da Inspetoria Salesiana de Campo Grande (Missão Salesiana de Mato Grosso) – Pe. Gildásio Mendes dos Santos, a nomeação episcopal do Pe. Tadeu acontece de modo muito significativo no ano da misericórdia e exatamente no dia que a Igreja abre o Ano Mariano no Brasil.
“Ficamos felizes por ter um irmão Salesiano da nossa Inspetoria que vai continuar servindo à Igreja no seu novo ministério episcopal, com o coração salesiano, sendo instrumento da misericórdia de Deus ao povo da sua nova Arquidiocese”.