Cotidiano

Pantanal em festa: Corumbá comemora 238 anos de fundação

Cidade possui 109 mil habitantes

Wendy Tonhati Publicado em 21/09/2016, às 10h54

None
23_06_16_cururueuros_corumba_renecarneiro.jpg

Cidade possui 109 mil habitantes

Corumbá, cidade a 444 quilômetros de Campo Grande, conhecida como a Capital do Pantanal comemora nesta quarta-feira (21), 238 anos de fundação. Alvorada Festiva, desfile cívico-militar e um show na Praça Generoso Ponce vão marcar a data. 

Corumbá possui, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 109.294 habitantes. É ponto de ligação entre o Brasil e a Bolívia, sendo a última cidade brasileira antes do território boliviano. Corumbá abrange 60% do Pantanal sul-mato-grossense, 37% do Pantanal brasileiro, 30% do Pantanal sul-americano e algo em torno de 10% do Chaco sul-americano.

As belezas da cidade são inúmeras, entre elas, o Rio Paraguai, Casa da Escultora, Igreja Nossa Senhora da Candelária, Casa do Massa-Barro, Casa do Artesão, Ladeira da Candelária, Praça da Independência, Forte Coimbra, Casario do Porto e Estrada Parque.

História

A área do atual município de Corumbá foi explorada pela primeira vez por volta de 1524. Em 1775, construiu-se o 1775 o Forte Coimbra e fundou em 21 de setembro de 1778 às margens do rio Paraguai o arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque.

A região foi invadida e destruída em 1865 por Solano Lopez durante a Guerra do Paraguai (1864-1869). Durante a ocupação a navegação pelo rio Paraguai foi interrompida o que desarticulou o comércio local. A cidade foi destruída, abandonada a miséria, suas casas e depósitos foram saqueados e a população diminuída sofreu privações. 

A ocupação pelo exército paraguaio se deu até 13 de junho de 1867, quando uma tropa vinda de Cuiabá chefiada pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho, consegui retomar a cidade. Superada as dificuldades da guerra, iniciou-se uma reorganização dos núcleos devastados e restabeleceu-se a navegação.

Banho de São João é uma das principais festas de Corumbá. (Renê Carneiro/Prefeitura de Corumbá)

Programação de aniversário

Conforme a Prefeitura de Corumbá, neste dia 21, a programação será aberta logo nas primeiras horas da manhã com uma Alvorada Festiva, com apresentações das escolas municipais Cássio Leite de Barros, Cyríaco Félix de Toledo, Ângela Maria Pérez, Centro de Atendimento Integral a Criança "Pe. Ernesto Sassida" – CAIC e José de Souza Damy.

A partir das 16 horas, a atração fica por conta do desfile cívico-militar que acontece na Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon. Este ano o evento contará com a participação de 56 instituições que ficarão concentradas nas ruas Cuiabá, Dom Aquino e Treze de Junho, entre a 15 de Novembro e Antônio Maria Coelho, bem como na Frei Mariano, entre a Cuiabá e Treze de Junho.

Pantanal em festa: Corumbá comemora 238 anos de fundaçãoO desfile será aberto pelas forças militares, seguidas pela Banda da Academia Municipal de Música Manoel Florêncio. A última instituição a se apresentar será a Escola Estadual 2 de Setembro, de Ladário.

A festa será encerrada com um show na Generoso Ponce. O sertanejo vai marcar a abertura do espetáculo com Marinho Azevedo. Na sequência, muito pagode mesclado com o sertanejo com Gersinho e Banda. O encerramento será com muito samba a cargo da Bateria Barcelona do Mestre Diego. Estão previstas ainda apresentações de outros artistas da terra.

Jornal Midiamax