​O comércio acontece nas salas que eram para atender pacientes

​Usuários da (Unidade Básica de Saúde) Dona Neta, localizada no Bairro Guanandi, região sul de , denunciaram ao Jornal Midiamax um ‘’ realizado nas salas que deveriam ser usadas para atendimento médico.

De acordo com a , o ‘Brechó da Dona Neta’ funciona há mais de quatro meses e as responsáveis pelo comércio, a enfermeira chefe e a gerente, alegam que a comercialização das mercadorias é porque o dinheiro recebido da Prefeitura não é suficiente para manter a unidade funcionando.

As duas servidoras foram contratadas na gestão do ex-prefeito Gilmar Olarte. Os usuários também contaram ao Jornal Midiamax que no local já foram comercializados artesanatos, cartelas de bingo, rifas e até marmitas foram vendidas durante horário de atendimento a população.

A arrecadação das roupas e produtos era solicitada aos pacientes da região e os bilhetes eram vendidos para os moradores da região. Os valores arrecadados com as vendas eram anotados na agenda da gerência, que também fazia o controle das vendas.

Na denúncia, os usuários ainda disseram que na manhã desta quinta-feira (28), equipes da Sesau ( Pública), Prefeitura e Conselhos de Saúde estiveram na unidade para fiscalizar o trabalho e se depararam com o comércio de roupas nas salas de atendimento que estavam fechadas e cheias de roupas coletadas pela população para a venda.

Conforme a enfermeira Lívia, a denúncia é inverídica e infundada. A servidora disse que trabalha a dois anos na unidade e nunca teve comércio no local. Ela ressaltou que funcionário público é proibido de comercializar dentro dos órgãos públicos e que qualquer coisa que seja feira fora das atribuições é necessária ter uma autorização da Secretaria da Saúde.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio de sua assessoria de comunicação, disse que recebeu a denúncia de que havia um ‘brechó’ na unidade Dona Neta. Uma equipe da Prefeitura e Sesau foram até a UBS e constatou que, naquele momento, não havia nada que caracterizasse esse tipo de comércio.