Medicamento está em falta desde o início do mês

Pacientes com que dependem do Governo do Estado para receber medicamentos estão sofrendo com a falta de insulina na Casa da Saúde. O medicamento, que serve para diminuir a glicose no sangue, está em falta desde o início deste mês.

Isabela Gomes, 57 anos, foi diagnosticada com a doença há 20 anos. Ela conta que recebia mensalmente 10 canetas de insulina, mas quando foi a Casa da Saúde este mês, foi alertada que o medicamento estava em falta, sem previsão de reposição. “Eu sempre guardo uma caneta reserva, mas ela só dura cinco dias. A minha glicose já está em 490 e estou impossibilitada de caminhar. Minha vida depende disso!”, suplica.

Procurada pela reportagem para esclarecimento, a Secretaria de Saúde do Estado informou que a entrega de insulina pela Casa da Saúde é feita apenas pela via judicial, e o que deve ter ocorrido é um atraso de processo.

Porém, Isabela garante que já recebe o seu processo já foi julgado há muitos anos pela Defensoria Pública da União, e vem recebendo o medicamento desde então. Segundo a paciente, a falta está na Casa da Saúde.

A Secretaria de Saúde não se posicionou novamente até o fechamento desta reportagem.

Diabetes

O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. Outra possibilidade é da resistência à insulina, em que o hormônio não é capaz de agir de maneira adequada no corpo.

Se não tratado, o diabetes pode causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame), e infarto. Em 2014, cerca de 5 milhões de pessoas morreram da doença no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

(Com orientação de Mayara Sá)