Cotidiano

Paciente reclama de demora no atendimento em UBS e funcionários culpam sistema

Sistema on-line do SUS apresentou lentidão

Ana Paula Chuva Publicado em 05/08/2016, às 19h33

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Sistema on-line do SUS apresentou lentidão

Após 2 horas na fila para marcar consulta para mãe morador diz ter sido informado pelos funcionários que a demora seria por conta de uma lentidão no sistema de agendamento do SUS (Sistema Único de Saúde). A UBS (Unidade Básica de Saúde) São Francisco fica no bairro Nova Lima e problema no sistema aconteceu na manhã desta sexta-feira (05). 

Segundo Errisson Ajala Quintana, 23 anos, Atendente ele chegou na unidade às 8h30 mas só foi atendido às 10h50. “Eu cheguei lá a fila estava enorme, e só é possível agendar consulta para clínico geral nas sextas-feiras. Quando foi 10h a fila estava na metade e uma funcionária informou que as 11h fechariam o posto para almoço”, conta.

“Quando questionamos a demora para sermos atendidos a moça falou que a plataforma do SUS (Sistema Único de Saúde) estava lento e que a internet fornecida para a unidade é via rádio. Como assim internet via rádio? (risos). E nos dissera, que quem não conseguisse atendimento teria que retornar no período vespertino”, concluiu.

Ao ser questionada pela equipe do Jornal Midiamax, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que por vezes o sistema apresenta lentidão e as  unidades têm sim dias específicos para agendamento de consultas. 

Sobre a pausa para o almoço foi informado que quando acontece do paciente não conseguir atendimento antes do horário de almoço é necessário que retorne no período vespertino, quando as atividades na unidade retornam. Caso os pacientes não sejam orientados à isso é porque houve alguma falha dos funcionários da unidade.

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