Ex-deputado federal Fábio Trad está entre os nomes
Dezoito advogados de Mato Grosso do Sul estão concorrendo a uma vaga de desembargador do TJ (Tribunal de Justiça) destinada à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pela regra chamada “quinto constitucional”, que distribui os espaços entre o judiciário, advocacia e o Ministério Público. A sabatina para definir a lista de seis nomes que será enviada ao TJ para a escolha da lista tríplice a ser submetida ao governador do Estado está sendo realizada hoje.
O cargo de desembargador é o topo do Judiciário estadual, com salário inicial superior a R$ 30 mil.
Eram 21 nomes na disputa, mas 18 serão sabatinados, pois dois nomes, Cícero Alves da Costa e Leda Marcia Oliveira Monteiro, não foram homologados e um, Renato Rodrigues dos Santos, pediu hoje para retirar o nome da lista de candidatos
Entre os candidatos, estão advogados bastante conhecidos, entre eles o ex-deputado federal Fábio Trab, que já presidiu a OAB, o tributarista Alexandre Bastos, o advogado José Rizkallah Junior, filho do desembargador aposentado de mesmo nome,
O escolhido vai ocupar a 32ª vaga de desembargador no TJ. O processo para a escolha desse magistrado ficou travado por 7 anos, em razão de uma disputa envolvendo OAB e MPE, encerrada neste ano pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
A sabatina deve durar o dia todo. Cada candidato tem 5 minutos para apresentar-se depois responde a perguntas de três conselheiros da OAB. Depois, os 32 conselheiros e mais os ex-presidentes que estiverem presentes. Hoje há 3.
Confira abaixo a lista dos profissionais na disputa.
Danny Fabricio Cabral Gomes )
2)José Rizkallah Junior
3) Ana Maria Medeiros Navarro Santos
4) Alexandre Aguiar Bastos
5) Roberto Alves Vieira
6) Paulo Estevão da Cruz Souza
7) Marli Silva de Campos Pavoni
8) Lidia Maria Lopes Rodrigues Ribas
9) Honório Suguita
10) João Arnar Ribeiro
11) Ubirajara Borges Martins
12) Vanilton Barbosa Lopes
13) Rejane Alves de Arruda
14 Fábio Ricardo Trad
15) Hassan Hajj
16) Gabriel Abrão Filho
17) Rodolfo Souza Bertin
18) Silzomar Furtado de Mendonça Junior