Pular para o conteúdo
Cotidiano

OAB/MS comemora decisão do Senado e espera medidas para crescimento da economia

Dilma Rousseff foi afastada nesta quarta
Arquivo -

Dilma Rousseff foi afastada nesta quarta

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) divulgou nota na tarde desta quarta-feira (31) comemorando a decisão do Senado de de (PT). Para a Ordem, “a democracia venceu” e prevaleceu o bom senso.

“Uma presidente cai, mas o País permanece em pé, altivo, esperançoso, aguardando que as novas expectativas ajudem a superar a grave crise que estamos vivendo”, cita a nota.

A OAB/MS espera que medidas sejam feitas para a “retomada do crescimento, com uma economia forte, com justiça social e tranquilidade política”.

Por 61 votos a 20, o Senado decidiu pela perda do mandato de Dilma, que agora passa a ser de . A cerimônia de posse teve início por volta das 15 horas, no plenário da Câmara dos Deputados, numa cerimônia simples conforme instruções do novo presidente.

Ao votar pelo impeachment, a maioria dos senadores entendeu que Dilma Rousseff descumpriu a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal por ter editado decretos suplementares sem o aval do Congresso e por ter repassado com atraso recursos do Tesouro para o Banco do Brasil pagar a equalização dos juros do Plano Safra.

 

Confira a nota na íntegra:

A Democracia Venceu

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) não comemora a decisão do Senado, sob a presidência do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandovisk, que cassou a presidente afastada Dilma Rousseff por 61 votos a 20, na tarde desta quarta-feira.

Consideremos que todo processo de afastamento de presidentes eleitos é doloroso, causando sempre efeitos deletérios no médio e longo prazos. Trata-se de medida excepcional, tal como a excepcionalidade da vida nacional nesse momento de gravíssima crise.

A OAB/MS comemora e celebra o fortalecimento da democracia brasileira, convalidando o sentimento de milhões de brasileiros e de nossas instituições, que vivenciam a plenitude do Estado Democrático de Direito.

Foi um processo longo, ruidoso, tenso e emotivo. Mas prevaleceu o bom senso. As regras do mais nobre direito foram obedecidas. Defesa e acusação puderam esgotar o tema, ajudando a ampliar conceitos e conhecimentos sobre o funcionamento do Estado brasileiro.

Além disso, fez prevalecer um princípio básico de nossa Constituição de que todos somos iguais perante a lei. Uma presidente cai, mas o País permanece em pé, altivo, esperançoso, aguardando que as novas expectativas ajudem a superar a grave crise que estamos vivendo.

A Ordem dos Advogados do Brasil, juntamente com todas as seccionais, participou ativamente desse processo, contribuindo para não só esclarecer a sociedade sobre o devido processo legal, mas garantindo de maneira vigilante que o nosso ordenamento jurídico fosse preservado, acima das diferenças políticas e ideológicas.

Sentimo-nos engrandecidos com o dever cumprido. Mantivemos o equilíbrio necessário para atravessar essa difícil quadra da história brasileira.

Vamos agora cobrar do novo Governo medidas concretas para conquistar o sonho da retomada do crescimento, com uma economia forte, com justiça social e tranquilidade política.

O Brasil tem agora que enfrentar os desafios que o futuro impõe.

Diretoria da OAB/MS

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

VÍDEO: Congresso da UNE tem confusão entre movimentos estudantis e universitários de MS são agredidos 

Últimas Notícias

Polícia

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Vítima usava documento falso em nome de um idoso brasileiro

Polícia

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Carmen desapareceu no dia 12 de junho no campus de Ilha Solteira da Unesp

Polícia

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dentro do veículo foram localizados 400 volumes de produtos ilegais

Economia

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

É a maior alta desde o início de junho