Pular para o conteúdo
Cotidiano

No Nova Lima e no Noroeste chuva transforma ruas em lagos

Bairros têm problema histórico com pavimentação asfáltica
Arquivo -

Bairros têm problema histórico com pavimentação asfáltica

Em já é comum no cenário de urbanização, a  imagem de crescimento desordenado. Bairros se expandem convivendo com a dualidade de condomínios e casas luxuosas, com ocupações precárias. No Noroeste e no Nova Lima, um dos problemas ganha maior destaque quando as chuvas atingem a capital: a pavimentação asfáltica, ou, nesse caso, a falta dela.

Logo na entrada no , a Rua Vaz de Caminha já indica o que se encontra no bairro mais a frente: ruas sem asfalto e erosões tomando conta.

Maria Lúcia de Aquino, 55, visita, regularmente, o irmão que vive no bairro. “Fica muito difícil vir aqui, você acaba molhando o pé e toda a sua roupa. Hoje mesmo, meu irmão tem carro e não consegue sair porque a valeta é bem funda mesmo”, explica.

Morador da Rua Evaristo da Veiga com a Rua Jordão, Dyonei Ramão Fleitas, 36, é vendedor. Na rua, sem asfalto, um lago se formou. “Alaga tudo, já passou um trator esses dias, promessa já teve de arrumar e muita. O pessoal reclama muito. Antigamente era muito pior”, contou o morador, que já vive no local há seis anos.

Na Rua onde vive Alex Leal de Oliveira, 36, a situação consegue piorar. Isso porque o local registra grande fluxo de caminhões, além de ser rota de ônibus coletivos. O morador, que trabalha com manutenções, já viu diversos acidentes no local.

“O pessoal já fez abaixo assinado pra colocar asfalto aqui e até agora nada. Já passou caminhão de carreta e de lixo aqui e caíram. Quando chove é bem complicado e aqui é perigoso demais”, contou.

Nova Lima

Com 64 anos de vida e 30 morando no bairro, Geraldo Rosa de Oliveira já ‘cansou’ de ouvir as promessas de pavimentar o Nova Lima. O que ele acompanha é o problema ser jogado de administração para administração enquanto a especulação imobiliária se incumbe de expandir o local.

“Essa Rua aqui os dois últimos prefeitos falaram que ia resolver. Aqui não passava nem carro. Quando eu saio com o meu eu saio meio enviesado, sabe? Caiu uma carreta aqui esses dias. Nosso bairro é bom mas é esquecido”, reclama.

Questionado sobre o período eleitoral, que faz com que os candidatos lembrem-se da existência do bairro, Geraldo afirmou que “até agora não veio ninguém e é bom que nem venha”. “Eu quero pagar o meu imposto mas quero ter benefício”, reivindica.

“O Bernal falou que ia asfaltar 22 ruas aqui e nada. Na verdade tinha que ser asfaltado o bairro inteiro, aqui são 8 mil lotes”, complementou o morador da Rua Claudio Manoel da Costa.

Outro local que abre crateras e deixa o trânsito perigoso é a Rua Alberto Veiga. No local, uma mercearia que existe há 12 anos sofre as consequências, já que o problema altera o comércio. Os proprietários são Maria Aparecida, 57 e Nicanor Nunes de Menezes, 64.

“A gente já mora aqui há 28 anos. Já foi muito pior. Estamos pensando essa semana justamente em arrumar aqui”, contou Maria. “Realmente dificulta muito o nosso comércio”, explicou o casal. “Esses tempos o caminhão que traz as mercadorias não conseguiu parar aqui, os carros nem passam nessa rua”.

Então, a desistência: Maria e Nicanor desistiram de acionar as administrações para resolverem o problema. “Nem vamos mais atrás porque é perda de tempo”, concluem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre em troca de tiros e droga é apreendida no Centenário

Conciliação no STF mantém marco temporal para terras indígenas

Debate do PT em Campo Grande discute eleições internas e sucessão de Lula

Por falta de dinheiro, ANP suspenderá fiscalização de combustíveis em julho

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Detran-MS gasta R$ 35 milhões com radares que não estão multando

Homem morre em troca de tiros e droga é apreendida no Centenário

Prefeitura oferece acolhimento em ponto de apoio para invasores de terreno no Jardim Tijuca, mas população recusa

Últimas Notícias

Sem Categoria

Motociclista morre ao colidir em traseira de carreta estacionada

s circunstâncias do acidente são apuradas pela polícia

Polícia

Jaguatirica é resgatada pela PMA em quintal de residência

Não havia sinais de ferimentos ou estresse no animal

Esportes

Porto e Al-Ahly fazem duelo insano com gols brasileiros e se despedem do Mundial sem vitória

Empate por 4 a 4 refletiu não apenas o volume ofensivo das duas equipes

Esportes

Palmeiras reage, busca empate com o Inter Miami e encara Botafogo nas oitavas do Mundial

Perdia por 2 a 0 até os 35 do segundo tempo